ENTRETENIMENTO

Arcebispo da PB explica o significado do dia de Santo Antonio, São João e São Pedro

Junho já chegou e com ele as celebrações dos dias dos três santos Santo Antônio, São João e São Pedro. O arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz explicou o significado dos três santos e o porquê do costume de acender fogueiras, principalmente no Nordeste do país.

Dom Delson explicou que Santo Antônio foi um frade português e que a celebração acontece no dia que antecede a morte do religioso, comemorando sua ascensão aos céus. “É a festa da vitória sobre o pecado e a morte. A ressurreição prometida por Jesus aos seus servos”, disse.

O arcebispo também explicou qual o João comemorado no dia 24 de junho, se o Batista ou o apóstolo. “A lembrança é ao João Batista que instituiu o batismo. Nesta data celebramos a vida de João que pregava o batismo nas águas e que viveu uma vida de penitências e conversão. Viveu no deserto, se alimentava de gafanhotos e pregava a verdade nua e crua. Foi ele quem apresentou Jesus à margem do [rio] Jordão afirmando “este é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, explicou.

São Pedro é considerado o precursor de Cristo pela Igreja Católica e o primeiro papa. De acordo com Dom Delson, ele foi o escolhido por Jesus para ser o coordenador da comunidade apostólica. É considerado o vigário de Cristo, que depois da morte de Jesus ficou à frente da igreja, a figura é muito importante, Jesus o escolheu dizendo: “sobre esta pedra edificarei a minha igreja”.

A origem das fogueiras é incerta e o arcebispo contou que diz a lenda que elas surgiram com o nascimento de João Batista que para anunciar a chegada do menino combinaram um sinal de fumaça, já que não tinham meios de comunicação.

por Portal Paraíba

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo