GERAL

Após vazamento de amônia no Terminal Pesqueiro de Cabedelo, MPF pede plano de segurança

Terminal Pesqueiro de CabedeloO Ministério Público Federal (MPF) em João Pessoa ajuizou ação civil pública com pedido liminar, há uma semana, 22 de agosto, para que a União apresente e implemente plano de recomposição de segurança para o Terminal Pesqueiro Público (TPP) de Cabedelo (PB). Com o vazamento de gás amônia ocorrido na noite da última segunda-feira (27), amplamente divulgado pela imprensa, o MPF resolveu peticionar nesta quarta (29) nos autos do processo, reiterando a necessidade e urgência da liminar que ainda está sob apreciação da Justiça.

Igualmente, o Ministério Público Federal instaurou investigação específica para levantar a repercussão ambiental do vazamento de amônia, bem como responsabilidades civis e criminais de envolvidos.

Abandono – O abandono do terminal foi constatado por representantes do MPF, Polícia Federal e Advocacia-Geral da União (AGU) em vistoria realizada no último dia 13 de agosto. Na ocasião, os membros dos três órgãos flagraram a ausência de vigilantes e equipamentos adquiridos com recursos públicos, bem como a depredação do prédio e a falta de água e luz no local.

O terminal – Considerado modelo no país, o Terminal Pesqueiro Público de Cabedelo foi inaugurado em 2010. Possui 10 mil metros quadrados e capacidade de processamento diária de 50 toneladas de pescado. Já foram gastos, pelo menos, R$ 14,4 milhões com obra, reforma, adequação e manutenção de aparelhos, sem sequer nunca ter entrado em pleno funcionamento.

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo