JOÃO PESSOA

Animacentro terá apresentações especiais do projeto “Bonecos do Mundo” neste fim de semana

Bonecos do MundoA programação deste fim de semana do AnimaCentro terá duas apresentações especiais do festival de bonecos. Estarão em cena companhias de cinco países – Rússia, República Tcheca, Argentina, Chile, Peru e Estados Unidos – além do Brasil, que está representado por companhias de oito estados. Todos participam do Sesi Bonecos do Mundo, o principal evento dessa arte cênica no País e um dos mais importantes do mundo. O evento é gratuito e acontece neste sábado (17) e no domingo (18), a partir das 16h30, no Parque da Lagoa.
Além das apresentações, o público também poderá contemplar uma exposição com quase 300 bonecos. Boa parte deles do acervo de Magda Modesto, umas das maiores pesquisadoras brasileiras sobre o tema. Também estarão expostas verdadeiras relíquias cedidas por mestres mamulengueiros. A mostra celebra a condição do mamulengo como patrimônio imaterial da cultura brasileira, título concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2015.
A idealizadora e curadora do evento, Lina Rosa Vieira, destaca o principal diferencial do projeto está na sua proposta de democratização do acesso à cultura. “Com a ocupação dos espaços públicos pelo público, unindo patrimônio histórico com patrimônio imaterial. Assim vamos democratizar a cultura e levar entretenimento às pessoas”, disse.
Técnicas – Várias técnicas serão exibidas ao público, numa viagem que vai do tradicional mamulengo nordestino, passando pela manipulação com fios e varas, até apresentações nas quais os personagens são partes do próprio corpo dos artistas. O projeto tem o patrocínio do Sesi, dentro da proposta da instituição em promover ações culturais de qualidade para o trabalhador da indústria.
Programação – No sábado (17) e no domingo (18), as apresentações acontecem no Parque da Lagoa. O espaço estará completamente transformado para o festival. A programação começa às 16h30 com espetáculos que interagem diretamente com público.
A estrutura do evento é composta também por três palcos, um pavilhão de exposição, um tablado e até uma Kombi abrigará apresentações. Haverá, ainda, um espaço especial para os mestres mamulengueiros, a Praça dos Mamulengos.
A partir das 20h do sábado (17), a banda Pato Fu (MG) sobe ao palco com o show ‘Música de Brinquedo’. Já no domingo (18), a apresentação do grupo será em conjunto com o espetáculo ‘Alice Live – Giramundo’, às 19h30.
Esta é a primeira vez que o estado recebe o Sesi Bonecos do Mundo, com participação de companhias estrangeiras. Em 2004 e 2008, a versão nacional do festival levou o teatro de bonecos para mais de 56 mil pessoas.
AnimaCentro – O Centro Histórico da Capital ganhou destaque na gestão. Eleita pela Unesco como Cidade Criativa, João Pessoa conta com uma programação permanente de ocupação cultural do Centro Histórico, o AnimaCentro. Este é o maior projeto de intervenção cultural já realizado, unindo revitalização e dando sentido à ocupação da área central da Capital.

Secom-JP

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo