GERAL

Angela Merkel diz que Alemanha quer assumir mais responsabilidades em escala mundial

Angela MerkelA chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse neste domingo, em seu tradicional discurso de Ano Novo, que a Alemanha tem interesse em assumir mais responsabilidades em escala mundial, numa época em que o multilateralismo sofre ataques, informou a agência France Presse.

Merkel constatou que as antigas certezas em torno da cooperação internacional foram colocadas à prova, e que a Alemanha deve “se manter firme, argumentar e lutar por suas próprias convicções”.

“Nenhum país pode enfrentar sozinho os grandes desafios mundiais, como as mudanças climáticas, os movimentos migratórios e a luta contra o terrorismo”.

 

“Por nossos próprios interesses, queremos responder a todos estes temas, e podemos fazê-lo ainda melhor levando em conta os interesses dos demais”, declarou em seu discurso, que será divulgado integralmente amanhã.

“Esta é a lição das duas guerras mundiais do século passado. Pelo nosso interesse, devemos assumir mais responsabilidades”.

 

Merkel também se comprometeu a aumentar a ajuda humanitária e ao desenvolvimento, além do orçamento de defesa.

Ela lembrou que a partir do dia 1º de janeiro, a Alemanha terá um posto não permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas e que o país agirá em favor de soluções globais, segundo a agência EFE.

Renúncia à liderança de partido

 

Depois de 13 anos à frente da maior potência econômica e política europeia, Merkel renunciou no fim de outubro à liderança da CDU, após os resultados negativos do partido nas eleições regionais naBaviera (sul) e em Hesse (oeste).

Annegret Kramp-Karrenbauer, conhecida como AKK, foi eleita a nova líder do partido com um pouco mais de 51% dos votos. Ela é secretária-geral do partido e considerada a “Merkel bis”, já que defende a mesma linha de centro-direita da chanceler.

AKK concorreu contra o milionário Friedrich Merz, que propõe uma guinada à direita da CDU e do país, e o ministro da Saúde Jens Spahn, muito crítico de Merkel.

Merkel: ‘Momentos difíceis’

 

Em seu discurso de despedida da liderança da CDU, Merkel fez uma defesa aos valores “cristãos e democráticos”, ante o avanço das tendências populistas e nacionalistas no mundo, em seu último discurso como presidente da CDU.

“Nestes momentos difíceis, não devemos esquecer nossos valores cristãos e democratas”, afirmou Angela Merkel. “Sinto reconhecimento por ter sido presidente durante 18 anos”, afirmou Merkel na abertura do congresso na quinta-feira.

“Foi um período muito longo, no qual a CDU passou por altos e baixos”, acrescentou.

G1

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo