CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Alunos(as) da rede estadual irão à etapa nacional do Torneio Juvenil de Robótica, representando a Paraíba em São Paulo

Estudantes da Escola Cidadã Integral ECI Odilon Nelson Dantas, do município de Cuitegi, no Brejo paraibano, foram classificados para etapa nacional do Torneio Juvenil de Robótica (TJR). A equipe OND conquistou o primeiro lugar da Paraíba, nas categorias ‘Dança com Robôs’ e ‘Resgate no Plano’, ambos no nível 4. A competição nacional será de 2 a 5 de dezembro deste ano, em São Paulo.

O TJR é uma competição de robótica gratuita e presencial que se destina a difundir a robótica e a computação, por meio da prática de aprendizagem e projetos para a produção de protótipos de robôs. A competição é voltada para estudantes com faixa etária a partir dos 6 anos de idade das Redes de Ensino Públicas e Privadas.

Os alunos que vão representar a Paraíba são: Rakelly Tito da Silva, Gustavo Santos de Lima Silva, Laura Flávia Bezerra, Eduardo da Silva Lima e Thauana Kelly. Todos estudam o Ensino Médio e na área da robótica são coordenados pelo professor de química e física João Nascimento Silva e pela professora de química Natália do Nascimento Silva.

O professor João Silva destacou que está satisfeito por fazer parte do sonho dos seus alunos. “É importante destacar que, com essa vitória, a Equipe O.N.D. da ECI Odilon Nelson Dantas tornou-se tricampeã estadual na categoria de dança com robôs. Agora, nosso objetivo é dar o nosso melhor em São Paulo e buscar a classificação para a fase mundial da competição. Em 2019, conseguimos conquistar o primeiro lugar na fase nacional e garantimos a oportunidade de representar o Brasil na Argentina. No entanto, devido à pandemia da Covid-19, o evento foi lamentavelmente cancelado”, detalhou.

A estudante Rakelly Tito, em nome da equipe, agradeceu aos que fazem a ECI pelo apoio e frisou que o objetivo de todos é passar para etapa mundial. “Estamos nos preparando para competir em São Paulo e queremos obter bons resultados para alcançar nosso sonho de garantir uma vaga para competir na etapa mundial”, disse.

A final do Torneio Juvenil de Robótica e as premiações ocorrerá entre os dias 2 e 5 de dezembro de 2023, no Centro de Convenções do Novotel Center Norte, em São Paulo-SP.

DiárioPB com Ascom

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo