TOCA DO LEÃO

Alunos do Curso de audiovisual do Senac/SP produzem documentário sobre peça teatral de Fábio Mozart

Alunos do curso de audiovisual do Senac de São Paulo estão em Mari produzindo um documentário sobre o artista mariense Fernando Sanfoneiro, já falecido, a partir de depoimentos de uma filha dele que mora em São Paulo. Os autores do roteiro tiveram como base, entre outros fatos, a montagem da peça “Mari, Araçá e outras árvores do Paraíso”, texto e direção de Fábio Mozart, que foi produzida nos anos 80 naquela cidade pelo Coletivo Dramático de Mari,  onde atuaram Manuel Batista, Severino Batista, Ricardo Alves, Ozaneide Vicente, Manoel Pedro, Severino do Gás, Marsílvio, Maria Alves, Luciano Joaquim e Chico Tadeu.

O pessoal técnico e alunos do curso de audiovisual do Senac trabalham em Mari até setembro, com apoio da Prefeitura local. O curso trata das diferentes formas de se fazer um documentário, em suas diferentes vertentes, linguagens e etapas de produção (pesquisa, roteiro, produção, captação de imagens e edição).

A peça transformou-se em cordel escrito pelo próprio Fábio Mozart, obra que está inserida na grade curricular da rede de ensino municipal de Mari, por força de lei aprovada na Câmara de Vereadores, projeto do vereador Gugu Xavier.

Para o produtor cultural Manuel Batista, de Mari, o espetáculo fez história na vida cultural do município quando foi montando em 1989. “Mari, Araçá e outras árvores do paraíso” é a versão teatral da história do Município, encenada pelo Coletivo Dramático de Mari, grupo do qual fiz parte com muita honra. Com o fervor próprio dos verdadeiros criadores, Fábio Mozart soube aliar carpintaria teatral com os mais significativos fatos históricos marienses, registrando os modos de vida, a religiosidade e o cotidiano de nossa terra”, acrescentou.

Toca do Leão

por Fábio Mozart

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo