Alunos do Ação Social pela Música fazem concerto no Centro Cultural Ariano Suassuna

ASMJPA Orquestra de Cordas do projeto Ação Social Pela Música – Núcleo João Pessoa (ASMJP), Unidade 2 (Mangabeira) se apresenta nesta quinta-feira (17), às 15h, no Auditório Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna, em um concerto didático destinado aos estudantes das redes públicas municipal e estadual, mas aberto ao público. A entrada é gratuita.

Alunos de quatro escolas localizadas no bairro de Jaguaribe – duas da Rede Municipal, uma da Rede Estadual e uma particular – foram convidados para assistir a apresentação, fruto da parceria entre a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), através do Centro Cultural Ariano Suassuna.

Para o concerto que terá a participação de 35 instrumentistas, Samuel Espinoza, coordenador técnico do projeto Ação Social pela Música – Núcleo João Pessoa e maestro da Unidade Mangabeira, preparou um repertório com músicas conhecidas como ‘Asa Branca’, de Luiz Gonzaga, ‘Eu só quero um Xodó’ de Dominguinhos, e ‘We Will Rock You’, de Brian May.

“O repertório das orquestras da Ação Social pela Música é cuidadosamente escolhido, tanto para atingir os objetivos didáticos do projeto, quanto para garantir o crescimento técnico dos jovens músicos, através de arranjos de clássicos dos grandes mestres da música, tratados com um sentido pedagógico criativo e simplificado”, disse Samuel Espinoza.

O maestro disse ainda que “o objetivo principal desses concertos didáticos é abrir horizontes para enriquecimento cultural das crianças e adolescentes da rede escolar, visando não tão somente a formação de plateias para o futuro, mas oferecer música de qualidade, aquela que não toca nos meios de comunicação”.

“A oportunidade de ter acesso a este tipo de música instrumental, tornou-se uma experiência única para muitos alunos que, a partir dela, procuraram centros de ensino musical para desenvolver suas habilidades, levando-nos a descobrir talentos que estariam provavelmente perdidos sem estas atividades didático/musicais”, afirmou Samuel Espinoza.

Projeto – O projeto Ação Social pela Música – Núcleo João Pessoa, é patrocinado pela Cielo e tem parceria efetiva com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope). O projeto atende 150 crianças e adolescentes nas unidades do Alto do Mateus e de Mangabeira, onde estudam instrumentos de cordas. Os dois novos polos, no conjunto Gervásio Maia e no Varadouro (Casa da Pólvora), vão atender 120 alunos com aulas de flauta doce e canto coral.

Secom/JP

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo