EDUCAÇÃO

Alunos da UFPB se acorrentam na porta da reitoria em protesto contra nomeação de novo reitor

Estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) se acorrentaram na porta da reitoria da Instituição, em João Pessoa, em protesto contra a nomeação do novo reitor Valdiney Veloso, feita pelo presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido).

O ato aconteceu o inicio da noite de ontem (6) e até as primeiras horas desta sexta-feira (6), quatro alunos permanecem no local sem previsão de saída. Eles prometem resistir até que o reitor peça revogação do ato que o nomeou na Instituição de Ensino.

Outros protestos
Alunos protestaram em frente ao prédio da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Campus I, em João Pessoa. Membros de entidades estudantis, de professores e servidores se reuniram em frente ao prédio e entoaram o grito “Reitora eleita é reitora empossada’, em favor de Terezinha Domiciano, vencedora da consulta pública para a Reitoria.

Entenda
O presidente Bolsonaro nomeou o professor Valdiney Gouveia como novo reitor da UFPB pelos próximos quatro anos. Ele ficou em terceiro lugar, com apenas 5,35% dos votos, atrás de Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, 48,44%, e Isac Almeida e Regina Celi Mendes, com 46,21% na Consulta Pública feita pela comunidade acadêmica.

Durante o processo eleitoral, Valdiney apontou ser defensor das ideias do presidente Bolsonaro, a exemplo do programa Future-se, um dos principais carros chefe do Ministério da Educação em relação às universidades federais que visa participação da iniciativa privada dentro do ensino público.

Fonte: WScom

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo