CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Alunos da Rede Municipal de Ensino são campeões da OBR e se classificam para etapa nacional

Três escolas da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa conquistaram os três primeiros lugares no ‘Nível 1’ da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), etapa estadual. A final foi nesta quinta-feira (31) na Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, no bairro de Tambauzinho. A Escola Municipal Frei Afonso e a Escola Municipal Cívico Militar Chico Xavier ficaram em 1º e 2º lugar, respectivamente, e com isso se classificaram para a etapa nacional, que acontecerá em Salvador (BA), de 7 a 12 de outubro. A OBR foi organizada pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), em parceria com o Governo da Paraíba.

A equipe ‘FarLab’, que é formada pelos alunos Luiz Felipe, Matheus Cândido e Lucas Cândido, da Escola Frei Afonso, teve a frente a experiência do professor Rodrigo Lira de Albuquerque, que agora já soma oito títulos estaduais só com essa unidade de ensino.

“Mais um título para a Rede Municipal de Ensino, para a Escola Frei Afonso, que já tem uma cultura didática com a robótica implantada há um bom tempo. Ano passado ficamos em 3º lugar no Brasil. Consagramos mais uma vez que o ensino público tem qualidade e conseguimos atingir o objetivo na transformação de vidas, que é uma das nossas missões como professor”, disse o docente.

Rodrigo Lira disse ainda que desde o início dos trabalhos com robótica o grande sonho era construir um laboratório de inovação e tecnologia na escola e a atual gestão da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Sedec, foi além e presenteou várias escolas da Rede com Laboratórios Makers, que proporcionam um ambiente adequado para um aprendizado cada vez mais criativo e inovador.

O aluno Luiz Felipe também não escondeu a emoção ao ser campeão. “Esse ano foi com muita emoção, porque nas duas primeiras rodadas o robô não teve um bom desempenho. Na rodada final ele fez tudo conforme programado”, disse.

Quem também se classificou para a etapa nacional foi a equipe ‘Robotics’, formada pelos alunos da Escola Cívico Militar Chico Xavier. “Foi surpreendente. Esse é o nosso primeiro ano e tivemos dois meses para criar o robô. E quando começou a anunciar o resultado nós baixamos muito nossa expectativa, mas graças a nossas professoras Jacilene Dias e Joyce Garrido, conseguimos sair vitoriosos”, falou o aluno Arthur Dantas de Oliveira.

Também fazem parte da equipe ‘Robotics’ os alunos Augusto Tavares Diniz, Giovanna Oliveira de Albuquerque e Miguel Schnneider Mousinho Majuri.

O 3º lugar no ‘Nível 1’ também ficou com a Rede Municipal de João Pessoa. A equipe ‘Rbot Team’ é formada pelos alunos da Escola Municipal Professor Paulo Freire.

“A gente está vendo aí os nossos meninos em destaque. E eu fico mais feliz ainda porque no ‘Nível 2’ os alunos que ficaram em 2º lugar são nossos ex-alunos. Parabéns a todos os professores e professoras. A gente sabe que todo esse sucesso vem lá do chão das nossas escolas, pelo cuidado e pelo zelo que temos tido. O nosso prefeito Cícero Lucena tem acertado. Quando se investe nessa criançada a gente traz um bom resultado, principalmente do conhecimento. E obrigado a todos e a todas que fazem essa parte da tecnologia da Secretaria de Educação”, agradeceu a secretária de Educação, América Castro.

A escola que conquistou esse 2º lugar no ‘Nível 2’ foi a LabCriar Tecnologia Educacional, com a equipe ‘LabCriar Competition’.

“A OBR é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Robótica, realizada em todo Brasil, em parcerias com prefeituras e estados. Atualmente é considerada como o maior evento de robótica da América Latina e classifica equipes para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo”, disse o representante da OBR na Paraíba, Fagner Ribeiro.

Também foram entregues medalhas de premiações extras para as equipes que se destacaram nas seguintes categorias: Melhor Escola Pública, Privada, Programação, Maker, Dedicação, Inovação, Robustez e Design.

Confira abaixo as premiações extras e a classificação final no ‘Nível 1’ alcançada pelas escolas municipais da Capital

Prêmio Robustez – Equipe ‘Blade Hunter’, formada pelos alunos da escola Municipal Duarte da Silveira;

Prêmio Inovação – Equipe ‘Roboteens 1’, formada pelos alunos da Escola Municipal Major José de Barros Moreira;

Prêmio Design – Equipe ‘Fire Robots’, formada pelos alunos da Escola Municipal Santa Ângela;

Prêmio Dedicação – Equipe ‘CRIII’, formada por alunos do Centro Escolar Municipal de Atividades Pedagógicas Integradoras Arthur da Costa Freire (Cemapi);

Prêmio Programação – Equipe ‘Tarchilla 1’, formada por alunos da Escola Municipal Tharcilla Barbosa da Franca;

Prêmio Maker – Equipe ‘CRII’, formada por alunos do Cemapi;

3º lugar – Equipe ‘Rbot Team’, formada pelos alunos da Escola Municipal Professor Paulo Freire;

2º lugar – Equipe ‘Robotics’, formada pelos alunos da Escola Cívico Militar Chico Xavier;

1º lugar – Equipe ‘FarLab’, formada pelos alunos da Escola Municipal Frei Afonso.

Confira abaixo as premiações extras e a classificação final no ‘Nível 2’ alcançada pelas escolas municipais da Capital

Prêmio Robustez – Equipe ‘Supreme’, formada por alunos da Escola Municipal Duarte da Silveira;

Prêmio Inovação – Equipe ‘Zeus’, formada por alunos da Escola Municipal Drº Severino Patrício.

Classificados para a etapa nacional

Nível 1

Equipe ‘FarLab’ formada pelos alunos da Escola Municipal Frei Afonso, de João Pessoa;

Equipe ‘Robotics formada pelos alunos da Escola Cívico Militar Chico Xavier, de João Pessoa.

Nível 2

Equipe ‘Ares’ formada por alunos do Instituto Federal da Paraíba, Campus Catolé do Rocha;

‘LabCriar Competition’ formada por alunos do LabCriar Tecnologia Educacional, de João Pessoa.

DiárioPB com Ascom

Podcast Dez Minutos no Confessionário

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo