SAÚDE

Agevisa divulga listas de repelentes de mosquitos aprovados pela Anvisa

Agência Estadual de Vigilância Sanitária divulgou a relação de cosméticos e repelentes aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O consumidor pode ter acesso à lista, através do endereço https://consultas.anvisa.gov.br/#/cosmeticos/registrados/q/?nomeProduto=repelente e verificar os produtos que estão registrados e liberados para comercialização.

Esse tipo de cuidado, segundo o diretor-geral da Agevisa-PB, Geraldo Moreira, é importante para a segurança da saúde das pessoas, considerando que os produtos clandestinos, além de não oferecem garantia de eficácia contra os mosquitos, ainda podem provocar sérios riscos à saúde dos usuários.

Geraldo Moreira lembrou que há atualmente no mercado dois tipos de produtos com a finalidade de proteção contra os mosquitos, incluindo o Aedes aegypti (transmissor da dengue) e as doenças por eles transmitidas, um destinado à aplicação diretamente na pele e outro para ser espalhado no meio ambiente. Os repelentes de insetos para aplicação na pele são enquadrados na categoria “Cosméticos”. Já os produtos para uso no ambiente se enquadram na categoria “Saneantes”.

Além de consultar a relação dos cosméticos repelentes que têm registro sanitário, o diretor da Agevisa/PB disse que os consumidores devem também verificar quais os produtos saneantes estão regularizados junto à Anvisa. Para isso, eles podem acessar a lista disponibilizada no endereço https://consultas.anvisa.gov.br/#/saneantes/produtos/q/?nomeProduto=repelente.

Conforme Geraldo Moreira, o registro junto à Anvisa é a garantia de que os produtos estão sendo produzidos dentro dos critérios estabelecidos na legislação sanitária, os quais objetivam a promoção, a proteção e a defesa da saúde das pessoas. “O registro sanitário é o elemento legal que garante que há eficácia na aplicação dos produtos. No entanto, se o consumidor não se preocupar em verificar a legalidade e procedência desses produtos, ele próprio estará colocando a sua saúde em risco”, enfatizou.

Rotulagem – Outro cuidado que deve ser adotado pelos consumidores, segundo o diretor-geral da Agevisa/PB, é a verificação de todas as informações obrigatórias que devem estar presentes nos rótulos dos produtos, com destaque para composição, modo de usar e prazo de validade, que são elementos importantes para a segurança da saúde de quem os utiliza.

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo