Agência Mundial Antidoping libera laboratório brasileiro para Olimpíad

Agência Mundial AntidopingA Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) decidiu cancelar a suspensão que impôs ao Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD), coordenado pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A notícia foi divulgada nesta quarta-feira (20) pelo Ministério do Esporte, que recebeu documento da agência assinado pelo presidente Comitê Executivo da Wada por Craig Reedie.

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, e o secretário nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Rogério Sampaio, acompanharam de perto nas últimas semanas, ao lado do Comitê Organizador Rio 2016 e do Comitê Olímpico Internacional (COI), o processo de auditoria e de revisão de procedimentos empreendido pela Wada.

O Ministério do Esporte informou que a confirmação do laboratório da UFRJ como instituição responsável pela realização dos testes antidopagem durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos reforça a confiança no trabalho desempenhado pelo LBCD, que já fez mais de 2,5 mil testes desde a inauguração.

A decisão da Wada tem efeito imediato. O laboratório brasileiro foi suspenso temporariamente em 24 de junho deste ano por erros técnicos em amostragens.

Com a decisão, o LBCD segue os preparativos para realizar cerca de 6 mil análises durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, marca superior à dos Jogos de Londres, em 2012, segundo divulgou em nota a UFRJ. De acordo com a universidade, nas últimas semanas, o preparo logístico do LBCD para as competições seguiu sem alterações. “Assim, está garantida a recepção de 89 colaboradores internacionais. Em agosto, cerca de 300 profissionais trabalharão em três turnos, para garantir resultados em até 24 horas”, afirmou a UFRJ.

Agência Brasil

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo