GERAL

Aesa prevê mais chuvas para as próximas horas em várias regiões do Estado da PB

Aesa prevê mais chuvas para as próximas horasDepois do temporal registrado na manhã desta segunda (1º), principalmente na região metropolitana da Capital, a  Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA\PB) está prevendo mais chuvas para as próximas horas em várias regiões do Estado.

A metereologista Marley Bandeira afirmou que o principal sistema gerador de chuvas está atuando em várias regiões do Estado e com isso as chuvas devem continuar caindo nas próximas horas mas com maior intensidade na Faixa Litorânea, Sertão, Alto Sertão e Cariri Paraibano.

Ela lembrou que em apenas quatro horas choveu 70,6 milímetros em João Pessoa na manhã desta segunda-feira (1º), ” o que é bastante significativo para um curto período de tempo”, avaliou. O número equivale a 20% da média histórica durante o mês de abril. Neste mesmo horário, a força dos ventos também chamou a atenção dos meteorologistas do Governo do Estado: 36 km/h.

De acordo com ela, a previsão é de que o tempo permaneça instável na capital e nas cidades localizadas no litoral paraibano. “Temos uma condição de instabilidade climática sobre quase todo estado da Paraíba. Esta situação, associada à atuação de um fenômeno chamado de Zona de Convergência Intertropical, mantém o tempo favorável à ocorrência de chuvas localizadas”, alertou a meteorologista Marle Bandeira.

Dos 129 açudes monitorados pela Aesa, 28 estão com menos de 5% do volume total. Outros 43 têm menos de 20% e 56 reservatórios possuem capacidade superior a 20%. Apenas dois estão sangrando: São José II, em Monteiro e Emas, na cidade de mesmo nome.

Paraíba

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo