Aesa prevê mais chuvas para as próximas horasDepois do temporal registrado na manhã desta segunda (1º), principalmente na região metropolitana da Capital, a  Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA\PB) está prevendo mais chuvas para as próximas horas em várias regiões do Estado.

A metereologista Marley Bandeira afirmou que o principal sistema gerador de chuvas está atuando em várias regiões do Estado e com isso as chuvas devem continuar caindo nas próximas horas mas com maior intensidade na Faixa Litorânea, Sertão, Alto Sertão e Cariri Paraibano.

Ela lembrou que em apenas quatro horas choveu 70,6 milímetros em João Pessoa na manhã desta segunda-feira (1º), ” o que é bastante significativo para um curto período de tempo”, avaliou. O número equivale a 20% da média histórica durante o mês de abril. Neste mesmo horário, a força dos ventos também chamou a atenção dos meteorologistas do Governo do Estado: 36 km/h.

De acordo com ela, a previsão é de que o tempo permaneça instável na capital e nas cidades localizadas no litoral paraibano. “Temos uma condição de instabilidade climática sobre quase todo estado da Paraíba. Esta situação, associada à atuação de um fenômeno chamado de Zona de Convergência Intertropical, mantém o tempo favorável à ocorrência de chuvas localizadas”, alertou a meteorologista Marle Bandeira.

Dos 129 açudes monitorados pela Aesa, 28 estão com menos de 5% do volume total. Outros 43 têm menos de 20% e 56 reservatórios possuem capacidade superior a 20%. Apenas dois estão sangrando: São José II, em Monteiro e Emas, na cidade de mesmo nome.

Paraíba

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here