Açude do Cariri da PB sangra após chuvas registradas na madrugada
O açude Manoel Marcionilo, em Taperoá, a 216 km de João Pessoa, sangrou na manhã deste sábado (29). As informações são da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).
O manancial tem capacidade para armazenar 15,1 milhões de metros cúbicos de água e teve a recarga totalmente completada após chuvas registradas na madrugada. De acordo com o meteorologista da Aesa Alexandre Magno, as chuvas começaram na região de Taperoá e se deslocaram também para a divisa do Rio Grande do Norte.
Segundo a Aesa, apenas três açudes do estado estão sangrando atualmente, sendo não só o de Taperoá, como também o Vazante, na cidade de Diamante, a 450 km de João Pessoa, que tem pouco mais de 9 milhões de metros cúbicos de capacidade e está totalmente carregado desde o dia 24 de abril.
O terceiro reservatório que está com capacidade máxima acumulada é o São José II, em Monteiro, a 305 km de João Pessoa, com 1,3 milhão de metros cúbicos.
Magno informou que a previsão indica mais chuvas nas próximas horas não só no Sertão, como em outras partes da Paraíba.
A Aesa monitora 127 açudes da Paraíba e atualmente três deles estão sangrando; 46 estão em situação crítica, com menos de 5% do volume total; 43 em observação, com menos de 20% do volume; e 35 com mais de 20%.
Portal Correio