Ações contra planos de saúde batem recorde histórico

Há mais ações contra planos de saúde do que relacionadas ao atendimento do SUS

 

Foi divulgado relatório do Observatório da Saúde plano_de_saudeSuplementar do Departamento de Medicina Preventiva da USP, indicando que o número de ações judiciais envolvendo planos de saúde disparou em São Paulo. Mais de 11 mil ações foram registradas entre os meses de janeiro e julho deste ano, segundo o órgão.

O documento destacou ainda que o número de decisões judiciais, que eram quase 4 mil durante todo o ano de 2011, “cresceu em ritmo mais acelerado que a evolução da população atendida pela saúde suplementar”.Dentre os principais motivos de geração das ações judiciais estão a exclusão de coberturas ou negativas de atendimentos, que respondem por mais de 47% das decisões.

Curiosamente, dois dados demonstram o desastre que há na saúde no país: Há mais causas, segundo o relatório, envolvendo os planos de saúde do que relacionadas ao SUS; embora este último cubra o atendimento a toda a população brasileira, enquanto os planos de saúde cobrem apenas àqueles que pagam suas mensalidades.

O outro dado é o seguinte: o desemprego e a crise econômica, que vem fazendo a população mais humilde sentir na pele os tempos de miséria vividos há 20 anos, fez com que a quantidade de usuários de planos de saúde diminuísse. No estado de São Paulo, por exemplo,  existem 5 mil pessoas a menos sendo atendidas pelos planos, em comparação com os registros de 2011.

 

Da Redação com Notícias ao Minuto
Foto: Divulgação

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo