Ações contra planos de saúde batem recorde histórico
Há mais ações contra planos de saúde do que relacionadas ao atendimento do SUS
Foi divulgado relatório do Observatório da Saúde Suplementar do Departamento de Medicina Preventiva da USP, indicando que o número de ações judiciais envolvendo planos de saúde disparou em São Paulo. Mais de 11 mil ações foram registradas entre os meses de janeiro e julho deste ano, segundo o órgão.
O documento destacou ainda que o número de decisões judiciais, que eram quase 4 mil durante todo o ano de 2011, “cresceu em ritmo mais acelerado que a evolução da população atendida pela saúde suplementar”.Dentre os principais motivos de geração das ações judiciais estão a exclusão de coberturas ou negativas de atendimentos, que respondem por mais de 47% das decisões.
Curiosamente, dois dados demonstram o desastre que há na saúde no país: Há mais causas, segundo o relatório, envolvendo os planos de saúde do que relacionadas ao SUS; embora este último cubra o atendimento a toda a população brasileira, enquanto os planos de saúde cobrem apenas àqueles que pagam suas mensalidades.
O outro dado é o seguinte: o desemprego e a crise econômica, que vem fazendo a população mais humilde sentir na pele os tempos de miséria vividos há 20 anos, fez com que a quantidade de usuários de planos de saúde diminuísse. No estado de São Paulo, por exemplo, existem 5 mil pessoas a menos sendo atendidas pelos planos, em comparação com os registros de 2011.
Da Redação com Notícias ao Minuto
Foto: Divulgação