GERAL

Ação de prevenção ao câncer de mama marca abertura do Outubro Rosa

outubrorosaUma ação com orientações sobre prevenção ao câncer de mama marcou a abertura do Outubro Rosa 2014, nesta quarta-feira (1°). O evento realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Saúde, reuniu a população na Praça do Coqueiral, em Mangabeira.

A campanha tem o objetivo de alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Ainda durante a ação, foram realizadas junto à população atividades como orientações sobre saúde bucal, práticas integrativas, teste de glicose, verificação de pressão arterial e distribuição de material informativo.

Como madrinha da campanha, a primeira-dama de João Pessoa, Maísa Cartaxo, destacou a importância do cuidado com a saúde. “Todos nós temos esse papel de estimular e conscientizar sobre a prevenção. No município, percebemos o empenho de toda a equipe da saúde no estímulo a este cuidado e a dar condições às mulheres de terem acesso a um serviço integral”, afirmou.

De acordo com a secretária de Saúde, Mônica Rocha, as ações de prevenção ocorrem durante todo o ano no município de João Pessoa, sendo intensificadas durante o Outubro Rosa. “Com esta campanha, estamos focando o câncer de mama, mas não podemos esquecer do cuidado integral que desempenhamos o ano inteiro, desde a atenção básica até os serviços especializados”, disse.

Serviço – Para ter acesso ao serviço, as mulheres devem se dirigir à Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência e em seguida serão encaminhadas para os serviços conveniados. Só este ano, o município de João Pessoa já realizou mais de 7,8 mil mamografia, sendo 4 mil em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos e o restante entre mulheres abaixo dos 50 anos.

“O objetivo principal da campanha é que as mulheres tenham acesso em tempo oportuno aos exames como mamografia, ultrassonografia das mamas, biopsias e outros exames que complementam o processo diagnóstico do câncer de mama”, ressaltou a coordenadora de Saúde das Mulheres, Tânea Lucena.

A campanha – O mês de outubro é mundialmente marcado pela conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Por isso, durante todo o mês, serão intensificadas as ações na Rede Municipal de Saúde que buscam alertar sobre a necessidade do diagnóstico precoce e os riscos que a doença pode trazer. O Outubro Rosa é realizado com o apoio da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres  (SEPPM) e da ONG Amigos do Peito.

Secom/JP

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo