TECNOLOGIA

Ação da NASA mostra qual parte do universo foi fotografada no dia do seu aniversário

Eagle Nebula Pillars (1995) – Foto: NASA, ESA, STScI, J. Hester and P. Scowen (Arizona State University)

Agora é possível descobrir o que o Hubble, telescópio espacial da NASA que observa o universo 24 horas por dia e sete dias por semana, fotografou no dia do seu aniversário.

Para saber, basta inserir seu dia e mês de aniversário no site da NASA (disponível clicando aqui) e ver o que o telescópio registrou. Além da imagem feita pelo Hubble, o site também dá uma breve descrição da descoberta.

Como exemplo, colocamos o dia 30 de março, no site, e esse foi o resultado:

Há 23 anos, o Hubble registrava as quatro faces de Marte

A ação faz parte da comemoração de 30 anos do telescópio. Além disso, a NASA está publicando uma imagem tirada pelo Hubble por dia em um álbum do Flickr, que você confere aqui.

Em 2020, o Hubble completa 30 anos em órbita. Lançado em 1990, o telescópio consegue ver além da distorção da atmosfera, sendo capaz de identificar objetos astronômicos e fenômenos com mais consistência e detalhes do que observatórios terrestres.

Segundo o site da NASA, os dados obtidos pelo telescópio serviram como base para mais de 16 mil publicações científicas de diversas áreas. Uma lista destaca 13 das mais importantes contribuições do Hubble, e, mesmo se você não entende inglês muito bem, vale a pena conferir pelas imagens e vídeos:

Confira mais fotos e vídeos das principais descobertas do Hubble clicando aqui (em inglês) e no site interativo do telescópio.

JOVEM NERD

Mostrar mais

Sérgio Ricardo

Sérgio Ricardo é fotojornalista, fundador e desenvolvedor do Portal DiárioPB. .

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
PUBLICIDADE