GERAL

Aberto 27º Salão do Artesanato da Paraíba com destaque da evolução da produção local

27º SalãoO governador Ricardo Coutinho participou da abertura do 27º Salão do Artesanato da Paraíba, que este ano tem como tema “A tradição, a sustentabilidade e a evolução do artesanato paraibano”. O evento, que ocorreu na noite desta quarta-feira (17), no Espaço Cultural, contou com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento Social, que acompanhou o desfile do grupo Ondinas de Cabedelo, com a coleção Flores Astrais, do estilista Léo Mendonça.

Para Ricardo, apesar do momento de crise, a cada edição do Salão do Artesanato, realizado pelo Governo do Estado, por meio do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), nunca se deixou de investir, acreditar e evoluir a produção local. “Destas 27 edições, 15 foram feitas na gestão comandada por mim. A cada edição, invariavelmente, cresceu a qualidade. Hoje os espaços são muito mais apropriados e se tem uma lógica de comercialização muito mais forte. Isso casa muito com uma questão essencial para a humanidade, que é a evolução. As políticas que o nosso governo desenvolve têm essa proposta”, declarou.

Artesanato indígena, algodão colorido, produtos da agricultura familiar, couro, renda renascença, crochê, cerâmica, peças em madeira, metal, aço e outros produtos são encontrados no 27º Salão do Artesanato da Paraíba, que acontece de 17 de janeiro a 6 de fevereiro. O evento conta com 370 artesãos presentes e no total 3.320 envolvidos, somando os componentes de associações e cooperativas de 78 cidades paraibanas.

A gestora do PAP, Lu Maia, afirmou que esse é o momento dos artesãos paraibanos garantirem destaque para seus produtos, o que valoriza a cultura popular e fomenta a economia. “Nós incentivamos o artesanato paraibano, que possui qualidade estética rica e cultural, além da sustentabilidade na forma de elaborar o nosso artesanato, com atitudes que visam o desenvolvimento de um país com sustentabilidade econômica, social e ambiental”, pontuou.

O secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Lindolfo Pires, declarou que o 27º Salão do Artesanato é uma das iniciativas do Governo do Estado que estabelece um elo entre turistas e a arte produzida na Paraíba. “A Paraíba não olha atrás dos outros Estados. São os outros que estão olhando para gente. Nós já somos inspiração e modelo para que eles venham nos visitar e perceber o que há de bom. Um programa como esse ajuda a contribuir para diminuir as desigualdades sociais”, disse.

Secom/PB

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo