ENTRETENIMENTO

A Invisibilidade da arte e da cultura popular

Produções culturais e artísticas nas periferias de São Paulo

Por mais invisíveis que pareçam ser as culturas e as artes populares, elas existem e persistem desde sempre, mesmo em épocas em que a cultura e a arte viraram produtos de consumo, e que se enlata a arte e a cultura como meramente comercializáveis, mesmo nesses tempos, em que tudo ou quase tudo vira dinheiro ou negócio lucrativo, a arte e a cultura sobrevivem, firmando-se como alternativa a todo o sistema de controle cultural, e mantendo ainda mais forte a busca incansável pelas próprias raízes.

Por toda São Paulo e principalmente nas periferias e favelas (que hoje polidamente chamam-se comunidades), vamos encontrar uma grande quantidade de trabalhos culturais, artísticos, de esportes e muita solidariedade. Nesta matéria, vamos mostrar algumas destas produções.

Começamos pelo bairro da Vila Dalva, zona oeste de São Paulo, na região do Butantã. Fundado em 2012, o Clube de Futebol Estrela F.C. tem duas categorias: o esporte e os veteranos, o clube participa de campeonatos, dando novas alternativas para as comunidades e participando também de campanhas de solidariedade. Muitas crianças e adultos encontram no clube um novo começo e novas oportunidades. O Estrela conta com uma grande incentivadora, uma “mãezona guerreira”, como é conhecida. Dona Lourdes é a grande figura ilustre do clube, desde o início ensinando e dando suporte a todos. Muitos veteranos de hoje se lembram, como observa Araf Cafruni, da participação e do incentivo de dona Lourdes desde o início. O bairro tem também o centro comunitário Vila Dalva, que foi ocupado por moradores quando estava em total estado de abandono, e hoje, em plena pandemia, atua na distribuição de cestas básicas, além de disponibilizar aulas de capoeira e atendimento de acupuntura.

Time do Estrela, em homenagem a vítima de Covid. À direita, Dona Lourdes aos 88 anos, junto a Niquinha, jogador do time.

Partindo para a zona leste da cidade, na Vila Progresso, temos o Ateliê Som da Terra, que, segundo Valdeir Calado, um dos organizadores “Tem um trabalho voltado para a recriação popular da arte, com o objetivo de despertar a criatividade e a interatividade, para pensar novos meios de inclusão social, com trabalho sustentável, usando madeira reciclada. Além de artesanato, desenvolvem a Capoeira Angola e percussão.”

Trabalho artístico produzido pelo Ateliê Som da Terra.

Também na zona Leste, no Parque Chico Mendes, na Vila Curuçá, encontramos a Roda de Capoeira de Rua, que existe há 25 anos, todos os domingos, com os mestres Wellington e Naldo. Como se trata de capoeira de rua, os estilos são livres, a verdadeira intenção é a integração e o resgate da cultura da capoeira raiz.

(338) A História da Roda de Capoeira Amigos do Parque Ecológico Chico Mendes – YouTube

(338) Mestre Welington Santos Mestre U – YouTube

Roda de Capoeira Amigos do Parque Chico Mendes. De verde, com o pandeiro, Mestre Naldo.

Esse é apenas um pequeno panorama de como são amplos e produtivos os trabalhos culturais, artísticos e esportivos nas periferias da grande São Paulo. Até por meio da Internet, podemos conhecer muitas coisas invisíveis aos olhos da grande mídia e de seus usuários, assim como com um pequeno contato com pessoas das comunidades.

Alex Goulart Baseia (Acadêmico de Jornalismo da Faculdade Cruzeiro do Sul)

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo