Documentário sobre Lula feito por Oliver Stone será exibido no Festival de Cannes
O diretor americano Oliver Stone, conhecido pelo filme "Platoon" e outros documentários sobre políticos, terá filme que conta história do presidente Lula exibido no Festival de Cannes de 2024.
Diretor de “Platoon”, sobre a guerra entre Estados Unidos e Vietnã, o cineasta e roteirista Oliver Stone coleciona prêmios — Oscar, BAFTA, Globo de Ouro e outros. Além dos longas ficcionais, Stone também tem um trabalho reconhecido na área dos documentários e dramas históricos, e já fez filmes sobre outros personagens políticos, como JFK, Richard Nixon, Hugo Chavéz, George W. Bush, Fidel Castro — quem Oliver Stone entrevistou para o filme.
Desta vez, Stone escolheu um político brasileiro para ser tema de um de seus filmes. O documentário “Lula” fala sobre a história do presidente, passando pelo momento de sua prisão e o retorno ao poder. O filme será exibido em um dos mais importantes festivais do cinema, o de Cannes, na França.
O documentário será projetado nas Sessões Especiais do evento, que acontece de 14 a 25 de maio. Um dos destaques na disputa do prêmio principal, a Palma de Ouro, é o brasileiro “Motel Destino”, dirigido pelo cineasta Karim Aïnouz. Rodado inteiramente no Ceará, o longa tem sido chamado de um suspense erótico. No ano passado, o mesmo diretor também disputou o prêmio com o filme americano “Firebrand”, seu primeiro projeto em língua inglesa. É a sexta vez ele em Cannes, sendo que a primeira aconteceu com “Madame Satã”, há mais de 20 anos. Em 2019, venceu a mostra paralela Un Certain Regard com “A Vida Invisível”.
Fonte: CBN