Brasil volta a Fortaleza e disputa vaga na semifinal contra a Colômbia
A seleção brasileira joga mais uma vez nesta sexta-feira (4), às 17h, na Arena Castelão. Desta vez, contra a seleção colombiana. Até agora, Fortaleza é a única cidade-sede que recebeu duas vezes o Brasil na Copa. Diferente da partida da primeira fase contra o México, o confronto de hoje é eliminatório e garante ao vencedor uma vaga na semifinal do Mundial. De acordo com dados da Secretaria do Turismo do Ceará e da Fifa, foram vendidos 60.300 ingressos para a última partida da Copa do Mundo na capital cearense.
O jogo Brasil x Colômbia deve dar um novo recorde de turistas nos jogos em Fortaleza. Segundo a Setur, 47 mil pessoas devem chegar na capital cearense até esta sexta-feira, sendo cerca de 20 mil estrangeiros. O último recorde foi registrado no jogo Holanda e México, com 44 mil turistas.
Os americanos continuam sendo os estrangeiros que mais visitam Fortaleza para os jogos da Copa, com 3.400 pessoas; em seguida, estão os ingleses e colombianos, com cerca de 2 mil visitantes. Depois aparecem os visitantes de Chile (1.900), Itália (1.550), Austrália (1.200) e Japão (1 mil).
Entre os 27.500 ingressos comprados por brasileiros, estão 12.800 mil de Fortaleza e Região Metropolitana, 6,5 mil de São Paulo, 3,5 mil do Rio de Janeiro, 2,1 mil do Rio Grande do Norte, 1,8 mil do Pernambuco, 1,4 mil do Distrito Federal e 1, 2 mil do interior do Ceará.
O que funciona em Fortaleza:
A Prefeitura de Fortaleza decretou feriado nesta sexta-feira (4) por conta do jogo na Arena Castelão. As lojas do comércio de rua e shoppings não vão funcionar. Nos shoppings, funcionarão áreas de lazer, alimentação e cinemas antes e depois do jogo. Os supermercados de Fortaleza fecham durante a realização da partida entre Brasil e Colômbia e reabrem após o término da partida.
Por que ver este jogo
O jogo Brasil x Colômbia será a despedida de Fortaleza na Copa do Mundo. A capital cearense recebeu seis jogos do Mundial, dois deles da seleção brasileira. Depois do sufoco contra o Chile, o nervosismo e emoção pode ser maior porque jogo pode garantir o Brasil na semifinal. Além de uma classificação para a próxima fase, a partida será a oportunidade de ver o confronto entre Neymar e o artilheiro da Copa, James Rodriguez. Os dois guardam semelhanças, ambos são camisa 10, têm 22 anos e craques de suas seleções.
No quesito torcida, o público brasileiro pode surpreender os jogadores e os animados colombianos neste jogo. Para variar o grito da torcida brasileira nos estádios, um grupo de cearense se organizou em uma rede social, realizou ensaio e vai distribuir panfletos com novas músicas, entre eles está “Tá escrito”, do Grupo Revelação, pedido do técnico Felipão.
Trânsito
A operação de trânsito terá início à meia-noite com a remoção dos veículos estacionados em locais proibidos e implantação dos principais postos de triagem e bloqueios. A partir de 9 horas, toda a área do entorno da Arena Castelão estará bloqueada, podendo ter acesso apenas veículos credenciados.
O controle veicular será intensificado nas avenidas principais que dão acesso ao Castelão. Os primeiros postos de triagem serão montados nos cruzamentos das avenidas Alberto Craveiro x Senador Carlos Jereissati, Juscelino Kubitschek x Presidente Costa e Silva (Perimetral), Dep. Paulino Rocha x BR-116 e Dr. Silas Munguba x R. Des. Otacílio Peixoto, por onde apenas veículos credenciados e coletivos poderão passar. O acesso local estará garantido.
Além desse controle inicial, postos de verificação veicular (PVVs) montados na Av. Alberto Craveiro x R. Paula Frassinetti e Av. Paulino Rocha x R. Cel. Zacarias José de França restringirão ainda mais o acesso, permitindo somente a entrada dos veículos credenciados pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA). A previsão é de que as vias sejam liberadas duas horas após a partida.
Ônibus e bolsões
Nesta sexta-feira (5), os ônibus especiais para a Arena Castelão começarão a sair às 11h dos bolsões, da Avenida Abolição, do aeroporto e da Avenida Dioguinho. Para Brasil x Colômbia, além dos 300 veículos utilizados nos jogos anteriores, terá reforço na frota de mais 50 ônibus. Segundo a Etufor, a oferta de veículos extras será utilizada onde a demanda estiver maior. A previsão dos técnicos é que 50 mil espectadores sejam transportados e que haja mais torcedores na zona hoteleira e no aeroporto.
Mesmo com os ônibus extras, a Etufor recomenda que os torcedores saiam cedo para o jogo para evitar filas e uma maior espera pelos ônibus. O embarque nos ônibus é gratuito mediante a apresentação do ingresso da partida. Para utilizar uma das sete linhas especiais que saem dos bolsões de estacionamento, o torcedor poderá deixar o veículo estacionado gratuitamente nos shoppings Iguatemi, Via Sul, Parangaba e North Shopping Jóquei, na Universidade de Fortaleza, no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará ou no Centro Administrativo do Cambeba.
No mesmo horário, às 11h, iniciará a operação de circulação das linhas especiais que passam nas paradas de ônibus da Avenida Abolição, a partir da Rua José Vilar, pelo Aeroporto Pinto Martins e pela Avenida Dioguinho, na Praia do Futuro.
O desembarque é realizado em três avenidas que margeiam a Arena Castelão: Av. Alberto Craveiro, Av. Dep. Paulino Rocha e Av. Dr. Silas Munguba. A partir desses pontos, os torcedores seguem a pé por um corredor exclusivo para pedestres. Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida contam com um serviço diferenciado e podem embarcar em um outro ônibus que segue até as proximidades do estádio.
Fan fest
No Aterro da Praia de Iracema, a Fan Fest deve abrir os portões às 11h. As primeiras atrações serão DJ Diego Grecchi e aulão de dança. Às 13h, terá a transmissão do jogo França e Alemanha. Às 16h05, Samira Show e Forró 100% se apresentam antes do início da partida Brasil e Colômbia. Depois da partida, às 19h05, Forró do Movimento se apresenta. Após 20h35, DJ Diego Grecchi volta ao palco. Às 21h, os portões serão fechados.
G1