Cerimônia de encerramento dos Jogos de Tóquio celebra união e diversidade
Os Jogos Olímpicos de Tóquio terminaram oficialmente. A cerimônia de encerramento das Olimpíadas, realizada na manhã deste domingo (8.ago.2021), marca a passagem do bastão para Paris, sede da próxima edição dos Jogos.
A exemplo da abertura, o evento é realizado sem público devido à pandemia da covid-19. Com o tema “Mundos que compartilhamos”, a cerimônia aborda união, diversidade e inclusão –em referência aos Jogos Paralímpicos, realizados a partir de 24 de agosto.
A cerimônia contou com o tradicional desfiles de delegações, mas com número reduzido de participantes. Seis pessoas desfilaram pelo Brasil, representando as diversas áreas de atuação da delegação brasileira em Tóquio.
A ginasta Rebeca Andrade, que ganhou medalhas de ouro e prata em Tóquio, foi a primeira da comitiva a desfilar. Ela foia porta-bandeira do Brasil.
Mais adiante entraram os outros representantes brasileiros. Hebert Conceição, ouro no boxe, desfilou em nome dos atletas. O técnico da ginasta, Francisco Porath, representou todos os treinadores. Ana Carolina Côrte, a equipe médica do COB (Comitê Olímpico Brasileiro). Sebástian Pereira, sub-chefe da missão brasileira, desfilou em nome dos membros do COB. O desfile brasileiro ainda teve a participação de Bira, funcionário mais antigo do COB.
Os Jogos de Tóquio terminaram com saldo positivo para o Brasil. O país fez a sua melhor campanha olímpica de todos os tempos e ficou em 12º na classificação geral de medalhas.
No encerramento, os organizadores das Olimpíadas querem mostrar que, mesmo em meio à pandemia e medidas de distanciamento social, os Jogos puderam proporcionar momentos, emoções e alegrias.
A 32ª edição dos Jogos Olímpicos recebeu cerca de 11.000 atletas, de pelo menos 204 países, que competiram em 33 diferentes modalidades. Se o evento fosse realizado em um período normal, o COI (Comitê Olímpico Internacional) estima o Japão receberia 5 milhões de pessoas de todo o mundo.
As Olimpíadas de Tóquio começaram oficialmente no dia 23 de julho. Elas foram adiadas 1 ano devido à pandemia da covid-19. Os Jogos foram realizadas em uma Tóquio em estado de emergência e fechada para turistas. O evento contou com protocolos de segurança rigorosos, que incluíram testagem diária, locomoção restrita e apresentações sem público.
Durante a cerimônia, os japoneses realizaram uma dança tradicional para lembrar e respeitar aqueles que perderam suas vidas para a covid-19.
As últimas medalhas, das maratonas feminina e masculina, foram entregues durante a cerimônia.
PASSAGEM DO BASTÃO
Thomas Back, presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Yuriko Koike, governadora de Tóquio, e a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, participaram da passagem do bastão de Tóquio para Paris.
Por meio de uma projeção, a bandeira olímpica foi hasteada na Torre Eiffel, em Paris.
A governadora de Tóquio agradeceu a todos que participaram dos Jogos e ressaltou o poder de mudança do esporte. “A chama olímpica se apaga, mas a da esperança permanece”, declarou Koike.
Fonte: Poder 360Graus