No Dia Estadual de Combate ao Tabagismo a Paraíba tem mais de 450 mil fumantes
![Combate ao Tabagismo](https://diariopb.com.br/wp-content/uploads/2015/03/Combate-ao-Tabagismo.jpg)
“O objetivo é conscientizar a população para prevenção e tratamento do tabagismo, visando uma melhor qualidade de vida e proporcionando ambientes livres do cigarro”, informou a coordenadora do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, da SES, Gerlane Carvalho.
As novidades da programação deste ano são a exposição dos pulmões (saudável e de fumante), com orientações de estudantes universitários, para mostrar como o cigarro provoca malefícios, e a escultura na areia, referente ao tema tabagismo, feita por Alcelino (Shampoo/tatuador).
Ainda será divulgada a Lei Nacional Antifumo, que proíbe fumar em ambientes fechados, de uso coletivo, ou parcialmente fechados. E, como não existem níveis seguros de exposição à fumaça do cigarro, são proibidos até fumódromos.
Como forma de promover práticas para uma vida saudável, será realizado um aulão de alongamento e aeróbica, com educadores físicos, do programa municipal “João Pessoa Vida Saudável!” e um circuito onde serão realizadas várias atividades físicas na areia, orientadas por profissionais.
As atividades serão realizadas por meio de parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa; Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa); Associação Médica da Paraíba (AMPB); Conselho Regional de Medicina (CRM); Sociedade Paraibana de Pneumologia; Sociedade Brasileira de Cardiologia/Região Paraíba; Liga Acadêmica de Pneumologia(LAP-PB); Facene/Famene e os planos de saúde: Unimed, Afrafep, Cassi e Geap.
Dados – De acordo com a estimativa do Ministério da Saúde, baseado no Pacto pela Saúde, 11,5% da população da Paraíba é tabagista. São 453.546 fumantes no Estado e 89.784 fumantes em João Pessoa.
Quanto aos óbitos por câncer de pulmão, a maioria provocada pelo cigarro, em 2015, já foram registrados 27, no estado e 8, na capital; no ano passado (2014), foram 386, no estado e 158, em João Pessoa. Já em 2013, foram 354 mortes, no estado e 123, na capital; em 2012, foram 333, no estado e 119, em João Pessoa. Em 2011, foram 273, no estado e 112, na capital.
Tratamento – Na Paraíba, existem 196 municípios com adesão ao Programa Nacional de Combate ao Tabagismo, onde se pode buscar apoio para se livrar do vício provocado pela nicotina. O serviço é oferecido em Unidades de Saúde da Família (USF); Centros de Atenção Psicossocial (Caps); Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais); e Centros de Saúde. Em alguns casos, os pacientes abandonam o cigarro com menos de um mês de acompanhamento.
Secom-PB