‘São João Pra Valer’ valoriza tradições e cultura popular no polo Tambaú
Valorizar a cultura popular e resgatar as tradições nordestinas. Esses foram os ingredientes que marcaram a noite de abertura do ‘São João Pra Valer’ no polo Tambaú, neste sábado (21). Capoeira, repente e um trio do autêntico forró pé-de-serra animaram o público presente. Já neste domingo (22), vão se apresentar o grupo de capoeira Angola Mandinga do Mestre Lima, a Quadrilha Junina Flor de Lírio, Emboladores Lindalva e Lavandeira e um Trio de forró. A programação tem início às 17h30 e é uma realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundação Cultural (Funjope).
O Grupo de Capoeira Afro Nagô, do Valentina Figueiredo, abriu as atrações deste sábado (21), no polo junino do Largo da Gameleira. Depois dele, se apresentaram a quadrilha junina Fazenda Lampião, de Mangabeira, e os repentistas Antônio Costa e Daudeth Bandeira. Para fechar a noite, a animação de um trio de forró pé-de-serra.
Com uma ornamentação típica do período junino, com direito a bandeiras padronizadas e fogueira, o evento reuniu centenas de pessoenses e turistas. Foi o caso da técnica de enfermagem Telma Bezerra Martins, que mora do Ernani Sátiro e foi para Tambaú conferir a festa. “Estou achando tudo maravilhoso. Aqui é um ótimo local de se fazer festa. Trouxe meu filho de um ano e ele está se divertindo”, afirmou.
Opinião também compartilhada pelo comerciante Pedro Cavalcante e pela cabeleireira Socorro Alves. Eles moram no bairro do Altiplano, estavam passeando pela orla e aproveitaram para comemorar o São João antecipadamente. “É uma novidade o São João aqui na praia. Estamos curtindo o autêntico forró nordestino, o que enaltece a cultura popular”, disse Pedro.
O empresário Lucas Ponce, que mora em Curitiba (PR) e está visitando familiares na Capital paraibana, elogiou a iniciativa da Prefeitura em realizar o evento. “Eu acho que a gente tem que preservar a cultura popular do nosso Estado, que esse forró é genuinamente nosso. Essa música me fez redescobrir que sou paraibano, que eu tinha até esquecido”, brincou.
Um misto de dança e arte marcial – A Capoeira Afro Nagô apresentou ao público uma sequência de danças guerreiras afros, como o maculelê, o samba de roda e o afoxé, além de jogos. Todas as manifestações reforçam o caráter interdisciplinar do esporte, que transita entre o universo da dança e o das artes marciais. Surgida há 34 anos em João Pessoa, a Afro Nagô hoje tem núcleos por boa parte da Paraíba (soma 600 alunos) e acumula apresentações na Suíça, Canadá e Estados Unidos, onde também fundou grupos.
Cantoria popular – O decano Daudeth Bandeira debuta em parceria com Antônio Costa ao som da viola. Natural de São José de Piranhas, Daudeth contabiliza quase 40 anos de carreira. “Esta é uma oportunidade da gente apresentar com liberdade o nosso trabalho. Aqui, as pessoas se sentem à vontade. É bom que a Prefeitura de João Pessoa mantenha este tipo de tradição viva na memória do povo”, ressaltou.
Programação dos polos:
Polo Tambaú (Largo da Gameleira):
22/06/14
Capoeira Angola Mandinga de Mestre Lima – 17h30
Quadrilha Junina Flor de Lírio – 18h
Emboladores Lindalva e Lavandeira – 18h30
Trio de forró – 19h30
27/06/14
Capoeira Angola Palmares do Mestre Dário – 19h
Quadrilha Junina Jovem Matuto – 20h
Repentistas Paulo Cruz e Milanez – 20h30
Trio de forró – 21h30
28/06/14
Capoeira Angola Palmares, do Mestre Adeilson – 19h
Quadrilha Junina Sanfona Branca – 20h
Repentistas Soledade e Minervina – 20h30
Jairo Madruga – 21h30
29/06/14
Capoeira Berimbau Dourado, do Mestre Colorado – 18h30
Quadrilha Junina Aconchego – 19h30
Selma do Coco e Quadrilha Junina dos Bonecos Gigantes – 20h30
Forró Encabulado – 22h
Polo Valentina (próx. ao Campo da Marquise):
27/06/14
Quadrilha Junina Nação Matuta – 19h
Forró Braza no Pé – 20h
Forró das Arábias – 22h
28/06/14
Quadrilha Junina Tiko Show – 19h
Trio de forró – 20h
Banda Bereguedê – 22h
Polo Cristo (Av. da Fraternidade, em frente à Escola Ubirajara):
27/06/14
Quadrilha Junina Butijinha – 19h
Trio de forró – 20h
Rayanne Stefanny – 22h
28/06/14
Quadrilha Junina Zé Monteiro – 19h
Trio de forró – 20h
Vinicius & Sobral – 22h
Polo Mandacaru (Cinco Bocas):
27/06/14
Quadrilha Junina Flor de Mandacaru – 19h
Forró Pesado– 20h
Forró Fiando – 22h
28/06/14
Quadrilha Junina Mangue Seco – 19h
Forró Primeira de Luxo – 20h
Renata Arruda – 22h
Secom/JP