Ministro e Secretário da República participam de Plenária Sindical e Popular em João Pessoa

Ministro interino da Secretaria-Geral da Presidência da República, Diogo Sant'anaO Ministro interino da Secretaria-Geral da Presidência da República, Diogo Sant’ana e o assessor especial da Secretaria Geral da Presidência da República, José Feijó desembarcam em João Pessoa nesta quinta-feira (25) para a instalação do programa “Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção”.  O objetivo da iniciativa é proporcionar e aprimorar as condições de trabalho nos canteiros de obras no estado.

O Compromisso é de responsabilidade das empresas de construção, dos sindicatos de trabalhadores e do governo federal. Como prioridades estão:formação e qualificação profissional; saúde do trabalhador; sindicalismo e trabalhadores com as relações na comunidade.

Representantes dos empresários da indústria da construção civil, autoridades políticas e trabalhadores estarão presentes. Logo depois, o ministro e o secretário seguem para a Plenária Sindical e Popular no Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores nas Indústrias, da Construção Pesada e do Mobiliário (Sintricom).

O programa “Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção” já beneficia 150 mil trabalhadores em todo o país. Segundo dados de uma pesquisa elaborada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do estado de São Paulo (Sinduscon-SP), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o nível de emprego na construção civil brasileira cresceu 0,88% em fevereiro e gerou 30,8 mil novas vagas. Ao todo, o mercado da construção civil no Brasil calcula cerca de três milhões de trabalhadores, atuando em áreas de mestre de obras, pedreiro, auxiliar de obra, engenheiros e áreas afins. Este é o maior número de trabalhadores que o país já teve nos últimos anos.

Em todo o Brasil, empresas de grande porte como a MRV, Odebrech e Camargo Correia já aderiram ao compromisso que vem transformando as relações de trabalho nos canteiros de obras.

Plenária

Com a crise financeira internacional que surpreendeu o mundo em 2008 muitos países mergulharam em uma profunda recessão, o contrário aconteceu com os países em desenvolvimento. Esse é o caso do Brasil. Os planos de ampliação de crescimento econômico e social consolidaram programas de acesso ao financiamento com a expansão do crédito para a habitação por meio do “Minha Casa, minha Vida. O aumento dos recursos para o Plano de Aceleramento do Crescimento (PAC)  e a desoneração tributária de alguns materiais de construção somaram elementos suficientes para mover o ciclo de desenvolvimento no país.

 

Para ampliar o debate em torno dos programas de desenvolvimento que o Brasil vem implementando ao longo dos últimos anos será realizada nesta sexta-feira (26), às 17:30 no Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores nas Indústrias, da Construção Pesada e do Mobiliário (Sintricom) em João Pessoa, vizinho a Central de Polícia. O evento tem como objetivo avaliar o crescimento dos programas de desenvolvimento de infraestrutura no país.

Ao todo são esperados cerca de 300 participantes entre eles: lideranças sindicais, militantes sociais, autoridades políticas e a sociedade em geral com a participação também da Coordenação do Movimento Nacional de Moradia.

Assessoria

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo