Alunos do Prima participam de Festival Internacional de Música em Santa Catarina
Alunos do Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima) vivem momentos de expectativa para participar do Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc), evento que ocorre de 17 a 30 de janeiro, em Jaraguá do Sul. Ao todo, participam do Femusc 11 alunos do projeto de inclusão social, selecionados por audição internacional, além de três professores. Na 11ª edição, o Femusc é um dos mais importantes eventos músico-educacionais da América Latina.
O diretor-geral do Prima, Alex Klein, disse que a participação dos alunos do Projeto no Festival de Música de Santa Catarina traz resultados positivos. “Vejo com muita esperança e satisfação a participação de nossos alunos em atividades de um evento importante como o Femusc. Além de aperfeiçoar a aprendizagem musical, já que os alunos do Prima vão trocar experiência com colegas de mais de 20 países, tem a ênfase na construção da cidadania. Então, quando eles retornarem à Paraíba, virão ainda mais cidadãos, construindo conceitos para a família, para os colegas”, avaliou.
Joeliton Nunes, 17 anos, violinista no polo de Tibiri, Região Metropolitana, disse aguardar com muita expectativa a participação dele e dos colegas no Femusc. “Eu vejo a nossa participação nesse evento como uma grande oportunidade de expandir os conhecimentos, mas também a nossa visão de mundo, algo que o maestro Alex Klein sempre tem colocado como importante para todos nós: adquirir conhecimentos para desenvolver a cidadania”, destacou. Joeliton é um dos três alunos do polo que irão participar do Femusc.
Ainda de acordo com o diretor-geral do Prima, o entusiasmo dos alunos para participar do Festival é notório. “São alunos muito carentes. Então, diante de uma oportunidade como esta, eles poderiam falar da expectativa de andar de avião, conhecer um dos estados mais desenvolvidos do País. Mas, ouvimos eles dizerem que querem aprender ainda mais, contribuir com os demais colegas. Isso me deixa particularmente muito feliz, porque temos conseguido internalizar o conceito de cidadania em cada um dos nossos alunos”, finalizou Alex Klein.
Avanços do Prima – Durante a apresentação do último concerto de Natal, realizado na Praça do Povo do Espaço Cultural, em João Pessoa, o governador Ricardo Coutinho destacou os avanços do projeto de inclusão social. “Em apenas três anos – portanto, muito recente – nós criamos, com recursos do Estado, polos em 12 cidades, 19 núcleos, já que existem cidades com mais de um núcleo, propiciando a toda essa juventude o amor pela música e, com isso, a compreensão da formação cidadã, o olhar crítico sobre a realidade, o cotidiano que vivenciavam”, disse, ressaltando a ampliação do Projeto em 2016 por meio de parcerias.
O Festival –O Festival de Música de Santa Catarina ocorre de 17 a 30 de janeiro, em Jaraguá do Sul. Após uma década de atividades, o Femusc já se firmou como um dos mais importantes eventos músico-educacionais na América Latina. Centenas de jovens músicos de mais de 20 países participam do evento, com mais de 200 apresentações abertas a um público estimado em 55 mil pessoas.
Irão se apresentar sete grupos sinfônicos, centenas de grupos de música de câmara atendidos por 87 professores brasileiros e do exterior, representando os mais altos padrões musicais no mundo, provenientes da Orquestra Filarmônica de Berlin, Orquestra Philharmonia de Londres, Teatro Bolshoi em Moscou, Sinfônica de Montreal, e muitas outras.
Secom/PB