BRASIL

“Não aceitamos interferência ou tutela e ninguém está acima da lei”, diz Lula, em resposta a Trump

Lula rejeita pressão de Trump em favor de Bolsonaro, réu por tentativa de golpe de Estado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiu nesta segunda-feira (7) à declaração feita por Donald Trump em defesa de Jair Bolsonaro (PL), réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. Em nota oficial, Lula deixou claro que o Brasil não aceitará interferência externa sobre suas instituições e que ninguém está acima da lei.

“A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja”, afirmou Lula no texto divulgado por sua assessoria. A resposta vem após Trump classificar os processos contra Bolsonaro como injustos e afirmar que ele deveria ser julgado apenas nas urnas. Em sua postagem na rede Truth Social, o presidente dos Estados Unidos exigiu: “deixem Bolsonaro em paz”.

Sem citar Trump nominalmente, Lula respondeu com firmeza à tentativa de ingerência: “possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o Estado de Direito”.

A declaração do presidente brasileiro marca o posicionamento direto do Palácio do Planalto em meio à repercussão internacional da defesa pública feita por Trump a Bolsonaro. A fala de Trump foi amplamente criticada por autoridades brasileiras, que viram na atitude uma afronta à soberania nacional.

Com Brasil 247

Curta e inscreva-se no canal do DiárioPB no YouTube. Seu apoio fortalece o jornalismo independente! Clique aqui para acessar o canal

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo