Novo voo de deportados dos EUA deve chegar ao Brasil por Fortaleza
Autoridades do Ceará e do governo federal marcaram uma reunião para conversar sobre a logística
O segundo voo com deportados dos Estados Unidos para o Brasil está previsto para chegar na próxima sexta-feira (7) em Fortaleza (CE). Um novo encontro para saber os detalhes logísticos do voo e da ajuda aos brasileiros deportados deve ocorrer nesta terça-feira (4), em Brasília (DF). Representantes de autoridades locais do Ceará e de outros órgãos do governo federal devem estar presentes na reunião.
A posse do atual presidente norte-americano, Donald Trump (Partido Republicano), ocorreu em 20 de janeiro. Quatro dias depois (24), o primeiro voo com deportados da gestão Trump chegou ao Brasil. Havia 158 pessoas a bordo, sendo que 88 brasileiros desembarcaram algemados. O avião pousou em Manaus (AM). A Força Aérea Brasileira (FAB) disponibilizou uma aeronave para transportar essas pessoas a Belo Horizonte (MG), destino final do grupo.
As medidas anunciadas pelo governo dos Estados Unidos devem afetar cerca de 10 a 15 milhões de imigrantes. O território norte-americano abriga aproximadamente uma cifra de 45 milhões a 50 milhões de imigrantes, segundo estatísticas oficiais. Atualmente, há entre 1 milhão e 2 milhões de pessoas sob ordens de deportação nos EUA, das quais cerca de 35 mil a 40 mil são brasileiras.
Nos Estados Unidos, analistas têm demonstrado preocupação com os impactos dessas deportações na economia. Estima-se que a remoção de milhões de trabalhadores imigrantes do mercado norte-americano poderia reduzir o Produto Interno Bruto (PIB) do país em aproximadamente US$ 1,6 trilhão ao longo de 20 anos.
Com Brasil 247