7ª edição da Semana do Músico tem início nesta quarta-feira na Estação Cabo Branco

Estação Cabo BrancoTem início nesta quarta-feira (22) a 7ª edição da Semana do Músico da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A entrada é gratuita e as apresentações musicais acontecerão no auditório e anfiteatro da casa, até o dia 26 de novembro.

O evento começa com a apresentação de Gustavo Queiroga e Quarteto, no anfiteatro, a partir das 17h. Guga Queiroga, como é mais conhecido entre os músicos, é guitarrista e está na música instrumental há mais de 10 anos. Neste show ele tocará músicas autorais que estão no seu primeiro trabalho solo, intitulado Breaking News, gravado e mixado no Estúdio Nord de São Paulo.

O álbum tem uma pegada fusion, caminhando do jazz ao rock n’ roll, e mostrando principalmente raízes brasileiras e nordestinas. Guga Queiroga é formado pelo Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (Demús/UFPB). Na Semana do Músico ele sobe ao palco acompanhado dos músicos Léo Noronha (teclado), Danilo Di Oliveira (baixo) e Gabriel Seixas (bateria).

Participou de vários festivais ao lado de nomes importantes da MPB, tais como: O Rappa, Jota Quest, Ivete Sangalo, Benito di Paula, Kiko Loureiro Trio, entre outros. Dentre alguns trabalhos de relevância, dirigiu e fez parte da banda de Ayumi Miyazaki e do cantor de hard rock Nando Fernandes. Já tocou ao lado de Mozart Mello, Sydnei Carvalho, Kiko Loureiro e o ícone da guitarra mundial, Paul Gilbert.

Guga também assinou a produção e arranjos de importantes trabalhos, como o álbum “Mundo Obscuro” da banda Anonimato e o DVD “Quero Viver os Teus Sonhos” do cantor gospel Sandro Max. Queiroga é fundador da banda de rock Lexxxodrive, uma das principais do cenário paraibano. O músico vem investindo na sua carreira solo, fazendo shows e workshops por todo o Brasil. Professor requisitado, promove cursos e workshops, além de aulas particulares em seu estúdio.

About The Blues – A segunda banda a subir no palco é a banda de blues “About The Blues”, às 19h, no anfiteatro. A banda foi criada no ano passado (2016). Formada por Rafael Chaves, Bennet Oliveira, Jonatas Lacerda e Danilo di Oliveira.

O grupo se uniu e misturou influências e passaram a se apresentar na noite e em várias casas da cena musical paraibana, a exemplo da Café da Usina Energisa, Empório Café, General Store, Geek’s Pub e Sala Vladimir Carvalho (Energisa). Essa experiência enquanto banda recém formada é somada à toda a experiência individual dos músicos para dar forma ao som do About The Blues.

“O About The Blues surge como forma de celebração a um dos gêneros mais importantes da história da música, passeando por várias outras influências como Funk, Soul, R&B e principalmente Rock”, comentou Rafael Chaves, que falou também que a Semana do Músico é uma forma de celebrar a música, trocar ideias e mostrar nosso trabalho autoral.

Hóspede da Natureza – Às 18h, no hall do prédio administrativo da Estação Cabo Branco, será aberta a exposição que conta a história de vida e de música da cantora paraibana Cátia de França. O nome da exposição é o mesmo de um de seus últimos trabalhos musicais.

O chefe do setor de eventos, Rivaldo Dias, comentou que esta edição é também uma homenagem a cantora paraibana Cátia de França, um dos ícones da música brasileira. No local haverá, ainda, workshops nos dias 24 e 25 de novembro, na sala de convenção 1, do prédio administrativo, com Amaro Freitas (PE), João Nicodemos, Túlio Melo e Roberta Amaral, e ainda a gravação do DVD do grupo MP5 do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), no auditório, a partir das 19h.

Semana do Músico – É projeto consolidado da Estação Cabo Branco que acontece desde 2010 e que este ano ganhou fôlego para mais uma edição. Criado com a intenção de homenagear os músicos e artistas da música, bem como se tornar um espaço de congraçamento entre os músicos, artistas e produtores locais para discutir temas e assuntos ligados ao mundo da música, produção, arte e cultura. Vários nomes importantes passaram pelo projeto em edições passadas, a exemplo de banda Mantiqueira (SP), Da Lua (percussão, SP), Orquestra de Violão da Paraíba, Xisto Medeiros, Tradicional Jazz Band (SP), trompetista Moises Alves (DF), Fernando Pintassilgo, Jurandy do Sax, Zé Filho, Luciano Magno, Joca Costa (RN), Manhatna Costa, Costinha e outros.

Confira abaixo a programação completa da Semana do Músico:

QUARTA-FEIRA (22)

  • Guga Queiroga

Hora: 17h30

Local: Anfiteatro

  • About The Blues

Hora: 19h

Local: Anfiteatro

  • Abertura da exposição Cátia de França Hóspede da Natureza

Hora: 19h

Local: Hall do prédio administrativo

QUINTA-FEIRA (23)

  • Ricardo Brito Grupo

Hora: 17h30

  • Igo Wendel Trio

Hora: 19h

Local: Anfiteatro

SEXTA-FEIRA (24)

  • Trio Remanseio

Participação espacial Amaro Freitas (PE)

Hora: 17h30

Local: Anfiteatro

  • Michael Brasil e Expresso do Zé

Hora: 19h

Local: Anfiteatro

  • Gravação do DVD grupo MP5 – IFPB

Hora: 19h

Local: Auditório

  • Workshop Produção independente de música instrumental

Hora: 14h

Local: Sala de Convenções 1

SÁBADO (25)

  • Big Band Maestro Chiquito (SEDEC/PMJP)

Hora: 17h30

Local: Anfiteatro

  • Workshop Técnicas da Fabricação e Manutenção de Rabecas

Instrutor: João Nicodemos

Hora: 10h

Local: Sala de Convenções 1

  • Workshop Trabalhos em Navios de Cruzeiros para Músico

Instrutores: Tulio Melo e Roberta Amaral

Hora: 15h

Local: Sala de Convenções 1

DOMINGO (26)

Banda 5 de Agosto

Hora: 17h30

Local: Anfiteatro

Secom/JP

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo