GERAL

Fortaleza de Santa Catarina concorre ao título de Patrimônio Mundial da Unesco

reuniao ifpb fortalezaA Fortaleza de Santa Catarina, localizada na cidade de Cabedelo, está concorrendo ao título de Patrimônio Mundial da Unesco. O monumento histórico paraibano, juntamente com outras 18 fortificações brasileiras, consta na proposta de candidatura seriada encaminhada pelo governo brasileiro à Organização das Nações Unidas (ONU), através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Em virtude dessa candidatura, o Iphan promoveu, entre os dias 16 e 17 de novembro, no município de Cabedelo (PB), uma reunião técnica que contou com a presença de representantes do IFPB em Cabedelo, da UFPB, do Departamento de Articulação e Fomento (DAF) do Iphan, da Prefeitura Municipal de Cabedelo, Governo do Estado e Fundação Fortaleza de Santa Catarina.

O Campus Cabedelo do IFPB participou da referida reunião técnica, através do Núcleo de Pesquisa e Defesa do Patrimônio Cultural de Cabedelo (NUPPACC). Como encaminhamentos, houve a constituição de um Comitê Técnico responsável pela elaboração de um dossiê sobre o monumento, que justifique seu valor universal excepcional, e que trace estratégias de intervenção junto ao mesmo, promovendo sua preservação e valorização.

A professora Valéria Camboim Góes, líder do NUPPACC, considerou a reunião como extremamente importante. “A iniciativa da reunião retoma uma discussão junto aos poderes públicos no sentido da valorização da Fortaleza de Santa Catarina”, comentou. Ela também ressalta a importância do momento no sentido de “chamar a responsabilidade governamental para questões importantes, como o reconhecimento da importância daquele espaço e a necessidade de reorganização do entorno da Fortaleza”.

O professor Lício Romero Costa, Diretor Geral do Campus Cabedelo e membro do NUPPACC, acredita que o IFPB tem um enorme potencial de contribuição para o sucesso do processo de escolha da Fortaleza de Santa Catarina como Patrimônio da Humanidade: “temos algumas ações em andamento e outras sendo planejadas, envolvendo educação patrimonial e o fomento à articulação de parceiros sociais e agentes culturais”, afirmou. Ele ainda acredita que esta é “uma grande chance de garantir à Fortaleza de Santa Catarina o devido reconhecimento, aliado ao desenvolvimento local e regional sustentável”.

Sobre o Monumento
A Fortaleza de Santa Catarina, cuja construção remonta ao ano de 1586, foi erguida pelos portugueses logo após estes ocuparem o litoral paraibano. Inicialmente construído em taipa, ela compunha, com outros dois fortes, um cinturão de proteção no estuário do Rio Paraíba, protegendo a nova cidade das invasões francesas e holandesas.

Segundo Osvaldo Carvalho, Presidente da Fundação Fortaleza de Santa Catarina, a estrutura como conhecemos hoje data do final do século XVII. A fortaleza é composta por 20 compartimentos, incluindo capela e alojamento de oficiais.

Considerado o mais importante monumento histórico militar da Paraíba, caso seja eleita pela Unesco, a fortaleza de Santa Catarina deve ter o envio de ajuda financeiros para conservação facilitado. Visitas técnicas estão sendo promovidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para facilitar o reconhecimento pela Unesco.

Fonte: IFPB

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo