GERAL

2º Grito da Terra e das Águas para marcar o Dia do Trabalhador Rural acontecerá nesta quinta

Grito da Terra e das ÁguasPelo menos 2 mil Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de várias regiões do Estado estão sendo esperados, nesta quinta-feira (23), para o “2º Grito da Terra e das Águas da Paraíba”. O evento promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) marcará as comemorações pelo Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural, que transcorre oficialmente no dia 25 de julho.

A mobilização acontecerá,a partir das 8h, na Rua Rodrigues de Aquino, onde o público composto por agricultores e agricultoras familiares e assalariados e assalariadas rurais terão oportunidade de se manifestar e ouvir as respostas do Poder Público para as suas principais reivindicações. Um trio elétrico interromperá a via para o evento.

Todas as Secretarias e órgãos do Poder Público que tem relação com o homem a mulher do Campo receberam antecipadamente a pauta da Comissão de Negociação, formada pelo presidente da Fetag, Liberalino Ferreira de Lucena, e representantes de várias microrregiões do estado.

Segundo o presidente da Fetag, Liberalino Lucena todas as autoridades a quereceberam a pauta de reivindicações, garantiram sua presença ao evento, nesta quinta-feira (23). “Esperamos receber delas, respostas concretas para problemas graves enfrentados pelo homem e a mulher do campo. Enfrentamos há 5 anos, uma das maiores secas que a Paraíba já atravessou, nos últimos 50 anos. Não dá para continuar como estamos. Necessitamos que as políticas públicas, que já existem, e outras medidas cheguem de fato até aos trabalhadores e trabalhadoras rurais. A situação é calamitosa”,.

“Temos ainda outros problemas gravíssimos, como a falta de segurança na Zona Rural, com assassinatos constantes, que não são sequer investigados, a violência contra mulheres e idosos. Realizamos o 1ª Grito da Terra Paraíba, em 2013, e infelizmente já alertávamos para a maioria destas questões, mas pouca coisa mudou, na verdade, num balanço geral, pioraram”, afirmou Liberalino.

No encerramento do evento haverá um almoço de confraternização, ao som de um trio de forró pé de serra, e sorteio de cerca de 100 prêmios, entre eles: liquidificadores; botas campeiras; cavadeiras/covadeiras; enxadas; sanduicheiras; cestas básicas; etc

Sobre a Pauta – Uma das maiores pautas, foi apresentada a Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap). Mas as reivindicações são destinadas também à Assembleia Legislativa, e a várias Secretarias e orgãos, como as Secretarias de Segurança e Defesa Social; Mulheres e Diversidade Humana; Projeto Cooperar; Incra; Conab; Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); entre outros

Resgate – O 1º Grito da Terra Paraíba foi realizado em 2013, ocasião em que se comemorava os 50 anos da Fetag-PB e o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural no Estado (25 de julho). Mais de 5 mil Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais paraibanos atenderam ao chamado da entidade e foram às ruas da Capital. Uma Comissão foi recebida pelo Governador Ricardo Coutinho e pelo presidente da Assembleia. Cerca de 180 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) se mobilizaram e trouxeram suas caravanas para participar do evento.

DiárioPB com Assessoria

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo