28 de janeiro é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo
Neste sábado, 28 de janeiro, é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo no Brasil. A data relembra a chacina cometida em Unaí, Minas Gerais, da equipe de auditores que estava indo investigar uma denúncia detrabalho escravo numa fazenda local. Os mandantes do crime, condenados, até hoje continuam em liberdade.
Sobre o Cadastro de Empregadores que tenham submetido seus empregados a trabalho similar ao de escravo, a tal da “Lista Suja”, ela no momento se encontra parada porque o governo criou uma comissão para traçar, até junho, novas diretrizes. Inclusive, o Ministério do Trabalho publicou, nesta semana, uma nota oficial explicando os motivos.
Este Em Conta relembra como foi a aprovação da “PEC do Trabalho Escravo”, em 2014, que permitia a apreensão dos bens de pessoas e empresas envolvidas nesta atividade ilegal.
Desde 1995 foram libertados 47 mil trabalhadores. Segundo levantamento nacional Minas Gerais é o estado com o maior número de casos em 2016. Em dezembro passado foi assinado um protocolo entre o governo federal , 15 estados e o Conselho Nacional de Justiça, para acabar com o problema.
O Em Conta– a economia que você entende – vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 09h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.
EBC