19° dia: França e Alemanha se enfrentam nas quartas evencedor pode pegar o Brasil

alemanhaxfrancaApós as vitórias desta segunda-feira (30), França e Alemanha vão se enfrentar nas quartas de final. A partida será no dia 4, às 13h (de Brasília), no Maracanã. As únicas equipes africanas que ainda permaneciam na Copa, Argélia e Nigéria, foram eliminadas.

Numa partida abaixo da média, a Alemanha precisou da prorrogação para vencer a Argélia, no Beira-Rio, em Porto Alegre. Demorou, mas os tricampeões abandonaram o marasmo e reagiram. André Schürrle e Mesut Özil marcaram os dois gols da vitória já na prorrogação.

A Argélia insistiu e contou com as boas defesas de M’Bolhi. O único gol da seleção na partida, de Djabou, no 2° tempo da prorrogação, deu esperança aos argelinos, mas já não havia tempo para reagir.

Durante o jogo, nos corredores do Beira-Rio dezenas de argelinos se ajoelhavam virados para Meca para rezar, muitas vezes cobertos pela bandeira do país. Os muçulmanos costumam rezar cinco vezes por dia e interrompem os seus afazeres para se dedicar à religião. Eles estão vivendo o Ramadã, o período religioso do islamismo em que os adeptos devem fazer 29 dias de jejum entre a alvorada e o entardecer.

A França derrotou a Nigéria por 2 a 0, com um gol de Paul Pogba e um de Yobo (contra), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Antes de a bola rolar, havia preocupação com o comportamento dos franceses debaixo do sol de 30º. Os nigerianos pareciam não temer a alta temperatura.

Mesmo sem tanto sol e calor (o tempo ficou nublado), a França do futebol vistoso das duas primeiras rodadas (3 a 0 contra Honduras, e 5 a 2 contra Suíça) estava mais parecida com a improdutiva seleção do empate sem gols com o Equador. Sem brilho, pouco empolgante. Acanhada a ponto de ficar com menos posse de bola por boa parte do tempo. A Nigéria dedicava mais raça, até Onazi levar uma pancada e sair de maca. Com a entrada de Griezmann, os franceses se saíram melhor. A vitória foi sofrida, mas veio. Agora, esperam enfrentar o Brasil na semifinal.

“Eu me lembro que, quando era menino, vi a final entre França e Brasil. E ganhamos… Sempre tem essa rivalidade entre França e Brasil. Para mim, seria um prazer enfrentar o Brasil aqui, na casa deles, na Copa do Mundo”, disse Paul Pogba, eleito pela Fifa o melhor jogador em campo da partida desta segunda.

Carioca morto em jogo fazia aniversário
O carioca Jairo Rueda de Oliveira Guimarães, que morreu em Belo Horizonte durante o jogo entre Brasil e Chile no sábado (28), comemorava o aniversário de 69 anos realizando o sonho de ver a seleção brasileira em campo na Copa do Mundo. O coração do torcedor não suportou a emoção. Jairo passou mal dentro do Mineirão e foi retirado do estádio antes da disputa de pênaltis que afligiu todo o país.

Na semana passada, um dos filhos surpreendeu Jairo com ingressos para a partida. “Ele começou a chorar quando soube que iria ao jogo. Era um sonho dele isso e ele adorava futebol”, contou o administrador João Marcello Rangel Barreto, 38 anos, sobrinho de Jairo que conseguiu comprar quatro entradas para a partida.

No intervalo do jogo, o aposentado disse que iria ao banheiro e não retornou. “Um voluntário da Fifa nos procurou e disse que ele tinha chegado sozinho ao posto médico”, contou João. Diabético, Jairo estava com a glicose alta. Em seguida, foi submetido a um eletrocardiograma que constatou arritmia cardíaca. Do estádio, foi levado para um hospital particular na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, onde sofreu uma parada cardíaca.

Neymar ainda manca
Depois de passar o domingo de folga em tratamento intensivo, com um aparelho de choques elétricos, o atacante Neymar chegou mancando à Granja Comary, em Teresópolis, nesta segunda-feira (30).

O médico José Luiz Runco disse que a situação não preocupa, mas admite poupá-lo de algumas atividades até sexta-feira (27), dia do jogo contra a Colômbia, pelas quartas de final da Copa, na Arena Castelão, em Fortaleza, às 17h (de Brasília).

“Não preocupa para o jogo de sexta. Mas se precisar ser poupado dos treinos, ele será poupado”, afirmou o médico da seleção.

Suárez: ‘Peço perdão’
Seis dias após episódio da mordida durante jogo, o atacante uruguaio Luis Suárez disse que se arrependeu profundamente do ato. “Meu companheiro de profissão Giorgio Chiellini sofreu, no lance que teve comigo, os efeitos físicos de uma mordida e, por isto, me arrependo profundamente, peço perdão a Giorgio Chiellini e toda a família do futebol, e me comprometo publicamente a nunca mais me envolver em um incidente como este”, escreveu Suárez em redes sociais.

O uruguaio foi suspenso pela Fifa por nove jogos e deve ficar fora de qualquer evento futebolístico por quatro meses – foi a punição mais dura por agressão em um Mundial.

Vítima da agressão do uruguaio, o italiano Chiellini já havia dito que perdoava o adversário e havia se queixado da severidade da punição. Porém, assim que a nota foi publicada hoje, afirmou que as desculpas estão aceitas: “Está tudo esquecido. Eu espero que a Fifa reduza a sua suspensão”.

A Copa dos gols
Com 53 partidas disputadas, faltando 11 para o fim, a Copa do Mundo do Brasil já superou o número de gols de toda a última edição, na África do Sul. Com a vitória da França sobre a Nigéria por 2 a 0, a soma chegou a 147 gols e bateu os 145 marcados em 2010.

O time que mais tem ajudado na alta média 2,77 gols por jogo da Copa no Brasil é a Holanda. A equipe de Robben e Van Persie já balançou as redes adversárias 12 vezes em quatro partidas. Veja detalhes da última vitória holandesa, de virada:

O Brasil fez oito gols em quatro partidas, dois por jogo.

 

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, se disse impressionado o total de gols. “As últimas partidas da terceira rodada [deste ano] tiveram muita tática para manter o resultado e também vários jogos foram conquistados nos últimos minutos. É emocionante, é apaixonante.”

No reconhecimento do gramado da Arena Corinthians, em São Paulo, nesta segunda-feira, Lionel Messi foi presenteado com uma camisa do Corinthians de número 10. Ex-jogador do Timão, o volante Javier Mascherano também recebeu o mimo, com a 3 nas costas.

A Argentina enfrenta a Suíça nesta terça-feira (1°), às 13h (de Brasília), em São Paulo. A partida é válida pelas oitavas de final da Copa do Mundo.

Sem ingressos
Depois de Porto Alegre, agora é a hora de São Paulo viver uma invasão de argentinos. A cidade espera a visita de 70 mil nesta terça. Mesmo sem ingressos, muitos torcedores prometem fazer festa na cidade. O bairro escolhido é a Vila Madalena, na Zona Oeste, apesar dos apelos da Prefeitura para que não haja concentração em um único lugar.

“As pessoas são muito receptivas. O jogo dura 90 minutos, mas a festa é o dia inteiro”, diz Fritz, um torcedor que veio do país vizinho de carro. “Não temos ingressos, mas, depois do jogo, vamos para a Vila Madalena.”

Sobre a esperança na campanha rumo ao título da Argentina, ele se mostra cauteloso. “Itália, Espanha, Chile, Uruguai, todos pensavam que iam ganhar e estão vendo o mundial na televisão de casa. A fé é a última que morre”, afirma.

G1

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo