Orquestra Sinfônica da Paraíba apresenta concerto com solos da mezzo-soprano Sibelle de Luna

Luiz Carlos DurierA Orquestra Sinfônica da Paraíba apresenta o terceiro concerto oficial da Temporada 2015, nesta quinta-feira (2), a partir das 20h30. Sob regência do maestro titular Luiz Carlos Durier, a apresentação acontece na Sala de Concertos Maestro José Siqueira (Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa) e traz como solista a mezzo-soprano Sibelle de Luna (Natal, RN). A entrada é gratuita.

O concerto começa com a “Abertura Festiva”, de José Alberto Kaplan (1935 – 2009), obra encomendada pelo I Festival Internacional de Música de Natal em 1998. Em seguida, a Orquestra executará “Amor Bruxo”, balé composto pelo espanhol Manuel de Falla (1876 – 1946), a pedido coreógrafa flamenca Pastora Imperio. A execução da obra conta com solo de Sibelle de Luna. A história narra as aventuras de Candela, uma jovem cigana, cuja relação com Carmelo é atormentada pelo fantasma de seu antigo amor. A música tem um caráter andaluz e o texto é escrito em dialeto cigano-andaluz. A versão original foi composta em 1915 para um grupo de câmara e posteriormente, em 1925, uma nova para orquestra sinfônica e mezzo-soprano foi escrita.

Para fechar a noite, o repertório da OSPB traz a “Suíte Chopiniana, Op. 46”, do compositor russo Alexander Glazunov (1865 – 1936). A peça se divide nos movimentos ‘Polonesa’; ‘Noturno’; ‘Mazurca’, terminando com a ‘Tarantela’.

Sibelle de Luna (mezzo-soprano) – Natural de Brasília (DF), mudou-se para Natal (RN) ainda criança, quando começou estudar violão clássico na sua adolescência. Iniciou os estudos de canto em 1992 em Curitiba com os professores Luiz Pedro Gória e Denise Sartori. Anos depois teve como professores Neyde Thomas e Rio Novello. Integrou o coral lírico do Teatro Guaíra por seis anos, participando de diversas montagens de óperas e concertos junto com a Orquestra Sinfônica do Paraná – PR.

Como professora, atuou junto à UFRN na qualidade de substituta nas disciplinas de Canto e Fisiologia vocal, nos anos de 2006 a 2009. Foi supervisora musical do projeto “Meninartecidade”, na cidade de Parnamirim (RN). Ministrou dois cursos de técnica vocal na cidade de Zürich, Suíça, para comunidades espanholas e suíças. Como solista atuou em ópera no Festival Internacional de Esperanto na cidade de Curitiba, no ano de 1997, junto a OSRN sob a regência do maestro Osvaldo D’amore e da OSJPB sob a regência do maestro Luiz Carlos Durier. No ano de 2013, participou da Temporada de concertos da OSRN, cantando El Amor Brujo de Manole de Falla e em 2014 o Christmas Oratório de Sanit-Säens sob a regência do maestro Dr. Linus Lerner.

Desde o ano de 1999 é Membro do Coral Canto do Povo da FJA, e atua em produções de eventos na cidade de Natal – RN.

Luiz Carlos Durier (regente) – Natural de João Pessoa (PB), é o regente titular da OSPB Jovem há 17 anos. Seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação temreconhecimento em todo o Brasil. As suas interpretações produzem sempre sucesso de público e crítica. Sob sua batuta já se tornou tradição a Jovem apresentar estreias mundiais com excelente qualidade técnica e artística. Em setembro de 2013, foi nomeado diretor artístico e regente titular da OSPB.

Na UFPB concluiu o ensino superior de Música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado. Desde que chegou à Escola de Música Anthenor Navarro – EMAN, em 1991, lidera atividades de educação musical ensinando: Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência. Participou das XIX e XX Semana da Música da UFRN como professor da classe de regência. Na UEPB realiza o Curso de Especiação Em Fundamentos da Educação – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares.

Como regente convidado conduziu a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN e Orquestra Criança Cidadã do Recife. Regeu a Orquestra de Cordas da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba. Na sua formação como regente foi aluno de Wolfgang Groth, Nelson Nuremberg e Guilhermo Scarabino. Desde 2005, estuda com o maestro Osvaldo Ferreira. Participou de Master Class com os maestros Kurt Masur e, recentemente, com Dante Anzolini. Ainda teve como mestres o maestro José Siqueira, José Alberto Kaplan, Iara Bernette, Violeta de Gainza, Guilhermo Campos e Horácio Schafer.

Conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marines e sua Gente, do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Tem acompanhado com frequência artistas populares com a OSPB e Orquestra Sinfônica Jovem em grandes concertos populares, tais como: Ângela Ro Ro, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo e Dominguinhos, sempre com grande sucesso de público e crítica. No ano de 2012, recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo desempenho profissional frente à OSPB.

Secom/PB

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo