Exposição fotográfica infantil e roda de leitura movimentam a Semana da Criança da Estação

Semana da Criança 2015A Semana da Criança 2015 da Estação Cabo Branco, que foi aberta oficialmente neste dia 06, prossegue nesta quarta-feira (7), a partir das 9h, com várias atividades e atrações gratuitas para todos os públicos. As crianças dos Centros de Referência em Educação Infantil (CREI) de João Pessoa estão participando da programação todos os dias do evento.

O destaque desta quarta na programação é a abertura da exposição “Visitantes Ilustres”, do fotografo amador Braullyo Sheldon, funcionário da Estação Cabo Branco. O trabalho, exposto no Espaço Crescer da Sala de Práticas Educacionais, é composto por 16 fotografias tiradas nos jardins e interior da Estação no ano de 2015.

“A ideia da exposição surgiu ao olhar em casa antigos brinquedos playmobil. Depois fui adquirindo novos brinquedos”, contou o fotografo, que foi ao longo do tempo recebendo muito incentivo dos colegas de trabalho. “Até o final do ano estarei me aventurando em uma exposição fotográfica maior, com fotos maiores, um olhar maior e com mais sensibilidade sobre a Estação Cabo Branco”, comentou Sheldon. A exposição permanecerá aberta ao público até domingo (11).

“A leitura traz encanto, magia, conhecimento e deve ser incentivada desde criança. O projeto Roda de Leitura deste mês de outubro tem o intuito de despertar o gosto pela leitura num espaço de múltiplas linguagens como a da Estação Cabo Branco”, disse Denise Paz, coordenadora do projeto.Ainda no horário da manhã, às 10h, também na Sala de Práticas, acontecerá uma roda de leitura com a estudante Ana Rosa Borba Coutinho e o arte- educador Carlos Sousa. O evento contará com a presença especial dos alunos da Escola Estadual Santos Dumont, do Bairro das Indústrias. Na ocasião, Ana Rosa irá relatar sobre a sua experiência como leitora e escritora, com o intuito de despertar nas crianças o gosto pela leitura.

A estudante, de apenas 11 anos, é natural de Vila Real, cidade localizada ao Norte de Portugal. É uma aluna exemplar e muito dedicada à leitura e a escrita. Participou, em 2013, de um concurso de redação em Zarinha Centro de Cultura, em parceria com o Jornal da Paraíba. O seu texto foi inserido na Coletânea intitulada “Crio, Conto e Reconto 2”. No ano passado, fez o Curso de Teatro Infantil na Estação Cabo Branco e no encerramento participou como protagonista do espetáculo “A Hora da Poesia”, que foi dirigido pelo ator e arte-educador José Carlos Souza.

Teatro – Para fechar o dia, haverá à apresentação do espetáculo “O Curupira”. A peça, que tem o tema cuidado e conscientização, fala sobre o curupira e um caçador que um dia invadiu a floresta para fazer o mal aos seres da fauna. O curupira, por sua vez, é o protetor do lugar e lida com a fúria dos caçadores.

DSCN5603“A Estação Cabo Branco tem como missão incentivar a ciência, a educação, a cultura e as artes. Portanto, a peça demostra aos seus espectadores que devemos nos preocupar e cuidar acima do tudo do meio ambiente”, disse o ator José Carlos, que também dirige o espetáculo e encena o personagem o caçador.

A peça conta com a participação especial do ator Wellandro Duarte, que faz o papel do curupira. “A montagem, de modo geral, faz com que as crianças, e até mesmo os pais, se conscientizem sobre a proteção do nosso planeta e da nossa fauna, porque isso faz com que todos da família tenham uma reflexão”, comentou o ator.

Espaço Crescer – Na Sala de Práticas Educacionais foi montado um espaço com brinquedos, livros, instrumentos musicais para as crianças brincarem e curtirem o local. No espaço crescer acontece, ao mesmo tempo, em horários diferenciados, brincadeiras populares, oficinas de teatro, pintura, percussão, flauta, dança e violão.

O local é colorido e vibrante, e foi montado pela equipe do Setor de Gestão Educacional da Estação Cabo Branco com forma de interagir livremente com as crianças, os pais e os educadores.

Abertura – A Semana da Criança é um projeto permanente da Estação Cabo Branco e este ano foi aberto oficialmente na manhã desta terça-feira (6). O evento, que contou com a participação do público visitante e de escolas da rede municipal de João Pessoa, tive algumas atividades como pintura, brincadeiras populares, contação de histórias, planetário e apresentações teatrais.

“O público infantil lotou o nosso auditório e o Espaço Crescer. Isso é reflexo e um momento muito importante para nós educadores que programamos tudo com muito carinho e dedicação”, comentou Débora Carvalho, chefe do Setor de Educação da Estação.

Confira a programação completa abaixo:

QUARTA-FEIRA (7)

9h às 20h – Planetário – Sala de Convenções II;

9h às 21h – Espaço Crescer – Sala de Práticas Educacionais, ao lado do estacionamento;

10h – Roda de Leitura – Ana Rosa e José Carlos – Auditório;

11h – Apresentação de Dança – Looney Tunes Crew – Auditório;

16h – Apresentação Teatral – “O Curupira” – Auditório.

QUINTA –FEIRA (8)

9h às 20h – Planetário – Sala de Convenções II;

9h às 10h30 – Observação do Sol – Entrada do prédio administrativo;

9h às 21h – Espaço Crescer – Sala de Práticas Educacionais, do lado do estacionamento;

11h – Apresentação teatral – “O Livro e a Lei” – Anfiteatro;

16h – Apresentação de teatro de fantochões – “Lixo” – Anfiteatro.

SEXTA – FEIRA (9)

9h às 20h – Planetário – Em frente ao prédio administrativo;

9h às 21h – Espaço Crescer – Sala de Práticas Educacionais, em frente ao estacionamento;

10h – Apresentação de Dança – Xote das Meninas;

16h – Apresentações variadas – Dança do Ventre e Show de Mágica – Anfiteatro;

19h – Yoga para crianças – Sala de Práticas Educacionais, ao lado do estacionamento.

SÁBADO (10)

10h às 17h – Espaço Crescer – Sala de Práticas Educacionais, ao lado do estacionamento;

10h às 20h – Planetário – Sala de Convenções;

16h – Estacine – Filme: Astro Boy – Miniauditório na Estação das Artes Luciano Agra;

16h – Apresentação Musical – Turma do Castelo Encantado – Auditório;

17h – Apresentação Teatral – “Trovadores Infantis” – Anfiteatro;

17h30 – Apresentação Musical – Côro Sinfônico com repertório Infantil da PB – Auditório.

DOMINGO (11)

10h às 20h – Planetário – Sala de Convenções II;

10h às 17h – Espaço Crescer – Sala de Práticas Educacionais;

10h às 12h / 14h às 17h – Pintura Artística – Sala de Práticas Educacionais;

14h às 17h – Tai Chi Chuan para Crianças – Área Externa;

10h às 16h – Atividades Recreativas – Quebra Panela, slack line, pula-pula e algodão doce – Área externa;

16h – Estacine – Filme: A nova onda do Imperador – Miniauditório da Estação das Artes Luciano Agra;

16h – Contação de História com a “Contação da Rua” – Anfiteatro;

17 – Apresentação Musical – Coral Jovem da Unimed JP.

Secom/JP

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo