GERAL

Estudante de escola municipal conquista primeiro lugar em campeonato de xadrez

Emerly Gomes do NascimentoUma história de luta e superação, assim a estudante Emerly Gomes do Nascimento, da Escola Municipal Darci Ribeiro, no bairro Funcionários II, conquistou o primeiro lugar no último final de semana no Campeonato de Jogos Escolares de Xadrez, etapa da I Regional da Grande João Pessoa, categoria de 12 a 14 anos. A estudante agora vai disputar a etapa Estadual, que acontece em junho. Atualmente, o xadrez está presente em 43 escolas da rede pública municipal com foco no ensino de base, Fundamental I.

De acordo com o coordenador do Projeto Xadrez nas Escolas, Francisco Cavalcanti, a expectativa para a etapa Estadual é a melhor possível. “Ela tem grandes chances de ser novamente campeã e seguir para disputa do campeonato nacional. Emerly é um exemplo para os outros estudantes da rede pública. A jovem foi criada apenas pelo pai que trabalha com material reciclável e cria muito bem as duas filhas. É uma família de batalhadores que acredita na educação e no xadrez como uma ferramenta para o sucesso”, disse.

Cavalcanti ressaltou ainda que a prática do xadrez proporciona benefícios psicológicos relevantes. “Com o xadrez é percebido um efeito importante no setor cognitivo das crianças, aumentando o desempenho escolar e o equilíbrio emocional diante das dificuldades da vida e na comunidade. Temos alunos que foram do projeto e hoje estão sendo destaque nas universidades e até vice-campeão brasileiro da Olimpíada Escolar”, completou.

Para o pai, Erivaldo do Nascimento, a vitória da filha é motivo de muito orgulho e alegria. “Sou feliz em poder criar minhas filhas e ensiná-las o valor da educação. O saber não ficou para todo mundo. Eu mesmo, não tive acesso aos estudos, mas sempre fui ciente de sua importância. Aprendi xadrez para ensiná-las e hoje elas só me dão orgulho. Sei que o xadrez pode ajudar nos estudos e no futuro delas”, declarou. A outra filha, Emily Priscila Gomes do Nascimento, irá disputar a etapa de 15 a 17 anos em setembro deste ano.

Conheça os 10 benefícios do xadrez

  1. O xadrez estimula o raciocínio lógico
  2. O xadrez ativa a concentração
  3. O xadrez desenvolve a tomada de decisões
  4. O xadrez aguça a memória
  5. O xadrez trabalha a paciência
  6. O xadrez demanda a capacidade de planejamento
  7. O xadrez aumenta a autoconfiança
  8. O xadrez proporciona o respeito ao adversário
  9. O xadrez exige responsabilidade
  10. O xadrez instiga a imaginação e a versatilidade                                                                                         Secom/JP

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo