CCJ manobra para substituir parecer de Couto e aprova projeto que torna crime o bloqueio de ruas

Luiz Couto 1A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira, 18, o projeto de lei (PL) 6268/09, que torna crime a obstrução indevida de vias públicas.A proposta restringe a ação dos movimentos sociais, já que uma manifestação que impeça o tráfego de veículos poderá ser enquadrada como crime e gerar até dois anos de detenção e multa.

 
A aprovação, no entanto, ocorreu depois que o presidente da Comissão, deputado Arthur Lira (PP-AL), fez uso de uma manobra regimental para substituir o relator da proposta.
 
O relatório do deputado Luiz Couto (PT-PB), relator original, era contrário à aprovação e sequer chegou a ser analisado pelos integrantes da CCJ. De acordo com a assessoria do parlamentar, ele também não teve direito à réplica para defender sua posição.
 
A relatoria foi entregue ao deputado Evandro Gussi (PV-SP), que apresentou parecer favorável à medida.
 
O secretário nacional de Movimentos Populares do Partido dos Trabalhadores (PT), Bruno Elias, declarou que o partido é contrário à medida. “Esse tipo de legislação abre brechas para criminalização movimentos sociais e populares e reforça a tentativa de inviabilizar suas ações”, analisou.
 
O projeto, de autoria do deputado Maurício Quintella Lessa (PR-AL), altera o Código de Trânsito Brasileiro. Atualmente, a legislação prevê apenas sanções administrativas para a obstrução de vias públicas.
 
Segundo reportagem da Câmara Notícias, o deputado Pedro Uczai (PT-SC), declarou que a proposta quer impedir que a população ocupe as ruas. Trata-se de um poder a mais para que governos impeçam manifestações.
 
“É temerário criminalizar uma conduta e deixar o poder nas mãos de quem pode ser o objeto das manifestações. A via pública é o espaço de dialogar com a sociedade, para levar a mensagem e ter adesão da sociedade”, afirmou.
 
Para o secretário, o PL faz parte de um conjunto de iniciativas que marcam a ofensiva conservadora no Congresso Nacional.
 
“Para conseguirmos interromper esse avanço vamos precisar de muita mobilização. Estamos acompanhando com preocupação e temos jogado muito peso nas mobilizações sociais”, afirma.
 
Nesta quinta-feira (20), uma mobilização nacional vai unir diversos movimentos sociais, centrais sindicais e partidos de esquerda em defesa da democracia e contra as ameaças de golpe.
 
Depois, em 4 de setembro, haverá o Encontro Nacional e Popular pela Constituinte, em Belo Horizonte. O movimento pede uma reforma política mais aprofundada e com participação efetiva da população.
 
No dia seguinte, também em Belo Horizonte, será lançada a Frente Brasil Popular, que reúne movimentos sociais, partidos de esquerda, como o PT, e outras organizações populares. De acordo com Bruno Elias, o partido participa ainda do tradicional Grito dos Excluídos.
 
Ascom do Dep. Luiz Couto, com Agência PT de Notícias

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo