Videasta lança livro de ficção-científica de horror nesta sexta-feira (11) em João Pessoa
Imaginário Particular (Editora Flyve, 129 páginas, R$ 30) é o título do primeiro livro que o paraibano Rodrigo Brandão (foto) lança nesta sexta-feira (11), a partir das 19h, em sessão de autógrafos e dentro do projeto Roda de Conversa que acontece na Livraria A União, instalada no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Durante o evento, haverá bate-papo com as participações do escritor e doutor em Escrita Criativa, Tiago Germano, e de um dos fundadores da Associação Paraibana de Jogos, Matheus Medvedeff, ocasião em que todos vão imergir no universo do pós-terror, suspense e ficção científica, gêneros abordados na obra.
Rodrigo Brandão antecipou que pretende falar sobre o início, há dois anos, da sua carreira literária, e de como conseguiu publicar por editoras independentes existentes no Brasil. “Tenho uma coisa peculiar no meu perfil, pois venho do audiovisual, que é a área de jogos digitais, e vou investir cada vez mais na literatura, que é outra linguagem, embora mantendo essas duas atividades paralelamente. Amo escrever, é terapêutico”, disse ele.
Todos os 10 contos incluídos no livro foram escritos ao longo do ano passado. Desse total, Brandão ressaltou que dois são inéditos, cujos títulos são O Espectral e Três Marias, enquanto os demais ele publicou, como coautor, em mais de duas dezenas de antologias de editoras independentes. Ele garantiu que essa sua primeira obra solo vai envolver os leitores em histórias que considera fascinantes, repletas de críticas sociais que remetem à contemporaneidade. Povoam as histórias do livro espectros, alienígenas e outras criaturas fantásticas do imaginário popular, em tramas curtas. São enredos que retratam, por exemplo, a vingança do espírito de uma mulher trans, que expõe um assassinato; um jovem universitário místico com paralisia do sono que enfrenta uma entidade maligna que busca roubar seu corpo; suspense policial numa comunidade ribeirinha; e um apocalipse zumbi negligenciado por um governo de extrema-direita.