TOCA DO LEÃO

Vereador de João Pessoa encampa projeto da Academia de Cordel incluindo poesia popular no ensino fundamental

O vereador Marcos Henriques (PT), de João Pessoa, apresentou projeto que dispõe sobre a inclusão da literatura de cordel enquanto conteúdo pedagógico e metodológico do ensino fundamental no município. O projeto foi encaminhado em 16 de outubro e anunciado no dia seguinte, por ocasião da entrega de título de cidadão pessoense ao poeta Vicente Nascimento, membro da Academia de Cordel do Vale do Paraíba.

Marcos Henriques discursou sobre a importância do gênero literário nas escolas e enalteceu alguns vereadores, a exemplo de Humberto Pontes, que “estão abraçando esta causa pela cultura nordestina”. Marconi Araújo, Presidente da Academia, agradeceu aos parlamentares “pelo apoio demonstrado publicamente, na certeza de que envidaremos, todos nós, os esforços necessários para concretizá-la”.

O professor e poeta cordelista Pádua Gorrión, de Itatuba, é um dos que estimulam a produção e difusão do cordel em sala de aula, bem como os professores Antonio Marcos Monteiro, Raniery Abrantes, Thiago Alves, Bento Júnior, Sander Lee e o próprio Marconi Araújo, todos membros efetivos da Academia. Para Bento Júnior, professor na rede municipal de ensino em João Pessoa e autor de inúmeros folhetos, “o cordel estimula o hábito da leitura e escrita por causa da musicalidade dos versos e a forma como os cordelistas abordam as temáticas”.

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Fábio Mozart

Fábio Mozart transita por várias artes. No jornalismo, fundou em 1970 o “Jornal Alvorada” em Itabaiana, com o slogan: “Aqui vendem-se espaço, não ideias”. Depois de prisões e processos por contestar o status quo vigente no regime de exceção, ainda fundou os jornais “Folha de Sapé”, “O Monitor Maçônico” e “Tribuna do Vale”, este último que circulou em 12 cidades do Vale do Paraíba. Autor teatral, militante do movimento de rádios livres e comunitária, poeta e cronista. Atualmente assina coluna no jornal “A União” e ancora de programa semanal na Rádio Tabajara da Paraíba.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo