POLÍTICA

Vereador Camilo Cristófaro é cassado pela Câmara de SP e se torna 1º a perder mandato por racismo

Votação não teve nenhum parlamentar contrário à cassação, sendo 47 a favor e 5 abstenções

A Câmara Municipal de São Paulo tomou uma histórica decisão nesta terça-feira (19) ao cassar o mandato do vereador Camilo Cristófaro (Avante) em decorrência de quebra de decoro parlamentar relacionada a um áudio racista vazado no plenário da Casa. O placar da votação foi contundente, com 47 votos a favor da perda do mandato e 5 abstenções, informa o portal g1. Este marco histórico marca a primeira vez que um vereador perde o mandato por racismo na cidade de São Paulo.

A Câmara Municipal de São Paulo é composta por 55 vereadores, sendo que nem o vereador Camilo Cristófaro, alvo da ação, nem a vereadora Luana Alves (PSOL), representante da acusação, participaram da votação. Uma vereadora, Ely Teruel (Podemos), não compareceu à sessão.

O processo de investigação contra Camilo Cristófaro teve início após o vazamento de um áudio em que o vereador utilizou uma expressão racista durante uma sessão da CPI dos Aplicativos. No áudio, ele proferiu as palavras: “Varrendo com água na calçada… é coisa de preto, né?”

DiarioPB com Brasil 247.

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo