Verbas publicitárias da PMJP: Candidatos de Esquerda prometem priorizar a mídia alternativa
Os candidatos a prefeito de João Pessoa, Charlinton Machado (PT) e Victor Hugo (PSOL), anunciaram, nesta quarta, 28, que farão mudanças na política publicitária da Prefeitura de João Pessoa. O anúncio foi feito no auditório da Associação Paraíba de Imprensa (API), durante evento para entrega e assinatura da Plataforma de Políticas Públicas para uma Comunicação Democrática, realizado pelo Comitê Estadual do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação na Paraíba.
Machado e Victor Hugo também se comprometeram em efetivar, caso sejam eleitos, as propostas defendidas pelos jornalistas e ativistas sociais sobre políticas de Comunicação. Eles conheceram propostas que constam no documento elaborado em nível nacional pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), que possui um núcleo também na Paraíba.
O presidente da API, João Pinto, também referendou a importância da democratização da comunicação e o compromisso assumido pelos candidatos em relação às propostas apresentadas. “O convite oficial para o evento foi enviado aos quatro candidatos concorrentes ao pleito majoritário e também para todos candidatos à vereança na Capital Paraibana”, ressaltou a jornalista Lúcia de Fátima Figueiredo, uma das organizadoras do evento.
Para a Coordenação do Comitê Estadual do FNDC, a presença dos candidatos esquerdistas foi muito válida “A vinda dos proporcionais enriqueceu o diálogo e o debate sobre tão valioso direito como o direito humano à Comunicação”, disse Figueiredo.
O jornalista e ativista social, Dalmo Oliveira, candidato a vereador pelo PT, um dos presentes ao evento, tem, entre suas propostas, a criação da Empresa Municipal de Comunicação. “A ideia é que seja criada uma autarquia para gerenciar todos os meios de comunicação públicos da Prefeitura, como a TV Cidade, os portais e os veículos impressos da gestão municipal. A edilidade precisa também implantar uma rádio FM”, sugere Oliveira. O movimento pela democratização da comunicação no município defende ainda a implantação do Conselho Municipal de Comunicação, que teria, entre outras atribuições, definir a distribuição das verbas de publicidade da PMJP entre os veículos de comunicação da cidade.
Victor Hugo aproveitou a oportunidade para criticar a decisão do Sistema Paraíba de Comunicação, que o excluiu do último debate televisivo que ocorre hoje à noite pela TV Cabo Branco. “É uma atitude antidemocrática que agride o eleitorado de João Pessoa”, definiu.
O evento foi organizado pela Central Única dos Jornalistas (CUT-PB), Sindicatos dos Jornalistas, Associação Paraibana de Imprensa (API), Associação Paraibana de Radiodifusão Comunitária e Movsocial, que já estão se articulando para promover em outubro uma atividade alusiva aos 25 anos do FNDC.
Mais informações no link: fndc.org.br
DA REDAÇÃO (Com Assessorias)