ENTRETENIMENTO

Vai a leilão a obra em que Bansky encheu o Parlamento britânico de chimpanzés

Foto: Reprodução

A obra faz agora 10 anos, ainda o Brexit andava longe dos temas em discussão no Parlamento britânico. Em 2009, o anónimo mais famoso do mundo das artes recreou a Câmara dos Comuns repleta de chimpanzés. Para não variar, a sátira atirava em cheio na direção do poder, no caso, os deputados britânicos, ali substituídos por primatas. Banksy chamou à pintura “Devolved Parliament” (a palavra “devolved” aqui adquire o significado de um poder que é delegado a alguém num nível abaixo).

Certo é que, uma década depois, é impossível não a olhar — é a maior tela que Banksy já fez — sem pensar no caos em que aquele Parlamento agora se encontra. A braços com a infindável negociação do ‘Brexit’, a saída do Reino Unido do grupo de 28 da União Europeia, o Palácio de Westminster, onde as sessões têm lugar, está em suspenso. E o trabalho de Banksy será leiloado ali perto, no dia 3 de outubro, o mês em que, teoricamente, se dará a saída definitiva.

“Devolved Parliament” estará exposta durante alguns dias na sede da Sotheby’s em Londres, até ao momento do leilão, que se espera que dê à obra um valor próximo dos dois milhões de libras (cerca de dois milhões e 200 mil euros).

Esta não é a primeira reaparição de “Devolved Parliament” — a 29 de março deste ano, na primeira data escolhida para a saída, a obra foi apresentada no Bristol Museum, o mesmo local da primeira aparição. E o artista fez questão de o lembrar no Instagram.

Fonte: Vida Extra

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo