POLÍTICA

Uma das revistas científicas mais influentes do mundo, Nature declara apoio a Lula

“Se Bolsonaro conseguir mais quatro anos, os danos poderão ser irreparáveis”, denuncia a revista, que critica o desmonte da ciência promovido pelo governo Jair Bolsonaro

Uma das mais influentes revistas científicas do mundo, a Nature declarou apoio ao ex-presidente Lula (PT) no segundo turno da eleição presidencial no Brasil, alegando que o governo Jair Bolsonaro (PL) “tem sido desastroso para a ciência, o ambiente, o povo do Brasil – e o mundo”

Segundo a publicação, as eleições brasileiras são as “mais importantes do país desde o fim da ditadura militar em 1985”.

“O histórico de Bolsonaro está a dar nas vistas. Sob a sua liderança, o ambiente foi devastado à medida que ele recuou nas proteções legais e desrespeitou os direitos dos povos indígenas. Só na Amazónia, a desflorestação quase duplicou desde 2018, esperando-se mais um aumento quando o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil divulgar os seus últimos dados de desflorestação nas próximas semanas”, diz o órgão.
A revista ainda comparou Bolsonaro ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pois “ignorou os avisos dos cientistas sobre a Covid-19 e negou os perigos da doença”. “Bolsonaro também minou os programas de vacinação, questionando a segurança e eficácia dos imunizantes. Mais de 685.000 pessoas morreram no Brasil devido à Covid-19. A crise econômica que se seguiu à pandemia atingiu duramente os brasileiros”, argumenta.Ainda diz que ambos Bolsonaro e Trump “procuraram minar o Estado de direito e cortar os poderes dos reguladores”.

Em relação à ciência, a Natura diz que “o financiamento para a ciência e tecnologia estava a diminuir quando Bolsonaro tomou posse, e tem continuado a cair sob a sua liderança, ao ponto de muitas universidades federais estarem lutando para manter as luzes acesas e os edifícios abertos”.

Por outro lado, a publicação destaca que o PT “fez grandes investimentos na ciência e na tecnologia” e durante os governos petistas “existiam fortes proteções ambientais e as oportunidades educacionais foram alargadas”. “Além disso, graças em parte a um sistema de transferência maciça de dinheiro para os pobres, chamado Bolsa Família, as pessoas com baixos rendimentos viram ganhos em riqueza e oportunidades”, lembra.
“Os eleitores do Brasil têm uma oportunidade valiosa para começar a reconstruir o que Bolsonaro demoliu. Se Bolsonaro conseguir mais quatro anos, os danos poderão ser irreparáveis”, conclui.

Brasil 247

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo