Um dia após inauguração, geradores acionados por Bolsonaro explodem rede elétrica no Amapá
Moradores da Zona Norte de Macapá, no Amapá, relataram a explosão de transformadores e curto generalizado na rede elétrica, após um dia de muita chuva e inundações.
Além da capital, mais 12 municípios estão há 20 dias sem o fornecimento completo de energia elétrica devido à falta de manutenção de transformadores por uma empresa privatizada responsável pelo fornecimento.
O presidente da República, Jair Bolsonaro, junto com o presidente do Congresso e irmão de um candidato a prefeitura de Macapá, Davi Alcolumbre, foram até o estado e, em uma ação paliativa, ligou geradores termelétricos com a promessa de restabelecimento de 100% do fornecimento de energia para o estado, o que não ocorreu.
Moradores relatam um estado de crise humanitária, reconhecido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Não há apenas falta de energia, mas também de água, perda de alimentos perecíveis, altas temperaturas, insegurança alimentar e ainda violência policial que atacou os manifestantes que protestavam contra a negligência do Estado.
Redação com Mídia Ninja