UFPB sedia I Encontro de Reitores do Nordeste
Teve início na manhã desta sexta-feira, 10 de novembro, o I Encontro de Reitores da Regional Nordeste da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza a reunião, que ocorre, pela primeira vez, fora da sede da Andifes, em Brasília. A iniciativa foi da reitora da universidade Margareth Diniz, que preside a Regional.
Reitores e representantes das 20 universidades e institutos federais que compõem a Rede Nordeste foram saudados, às 9h, pelo Grupo Imburana de danças e estudos da cultura popular brasileira e, depois, assistiram apresentação da cantora Tereza Cavalcanti, precedendo a abertura solene do evento, na Sala da Sods, situada no prédio da Reitoria.
Lá, a reunião foi conduzida pela reitora da UFPB, pelo suplente da regional Ângelo Roberto Antoniolli (reitor da UFS) e pelo vice-presidente da Andifes José Arimatéia Dantas Lopes (reitor da UFPI). Pró-reitores e servidores da universidade anfitriã também participaram.
Neste primeiro dia de evento, a programação começou com exposição sobre o Observatório de Dados de Graduação (ODG) da UFPB. Essa nova ferramenta foi criada para monitorar a inserção dos egressos dos 118 cursos da instituição no mercado de trabalho e para fornecer dados que auxiliem nas tomadas de decisão, sobretudo com relação a políticas educacionais e pedagógicas, a fim de modernizar a gestão.
A seguir, houve uma homenagem à escritora Nita Freire, viúva de Paulo Freire. Ela estava de passagem por João Pessoa, a caminho da unidade de Mamanguape, campus IV da UFPB, para proferir palestra na V Jornada de Estudos Freireanos. A UFPB entregou a ela, simbolicamente, a Comenda José Américo de Almeida, que deverá ser aprovada por seu Conselho Universitário.
Os participantes do encontro receberam, depois, informações sobre o Plano de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável para os Arranjos Produtivos Locais (Plades) e sobre o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), em parceria com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), visando a criação da Rede Plades – NE.
A programação do dia foi encerrada pela UFPE, abordando ações de prevenção ao suicídio e à violência contra a mulher no âmbito das políticas de assistência estudantil. A apresentação foi aberta pela vice-reitora Florisbela Siqueira Campos e feita pela pró-reitora Ana Maria Cabral, ambas da instituição pernambucana.
O evento dos reitores nordestinos encerra-se no sábado, 11 de novembro, com a construção da Carta de João Pessoa, que alinhará as decisões e compromissos encaminhados pelo grupo no encontro.
Ag. de Notícias da Ufpb