GERAL

UFPB sedia I Encontro de Reitores do Nordeste

AndifesTeve início na manhã desta sexta-feira, 10 de novembro, o I Encontro de Reitores da Regional Nordeste da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza a reunião, que ocorre, pela primeira vez, fora da sede da Andifes, em Brasília. A iniciativa foi da reitora da universidade Margareth Diniz, que preside a Regional.

Reitores e representantes das 20 universidades e institutos federais que compõem a Rede Nordeste foram saudados, às 9h, pelo Grupo Imburana de danças e estudos da cultura popular brasileira e, depois, assistiram apresentação da cantora Tereza Cavalcanti, precedendo a abertura solene do evento, na Sala da Sods, situada no prédio da Reitoria.

Lá, a reunião foi conduzida pela reitora da UFPB, pelo suplente da regional Ângelo Roberto Antoniolli (reitor da UFS) e pelo vice-presidente da Andifes José Arimatéia Dantas Lopes (reitor da UFPI). Pró-reitores e servidores da universidade anfitriã também participaram.

Neste primeiro dia de evento, a programação começou com exposição sobre o Observatório de Dados de Graduação (ODG) da UFPB. Essa nova ferramenta foi criada para monitorar a inserção dos egressos dos 118 cursos da instituição no mercado de trabalho e para fornecer dados que auxiliem nas tomadas de decisão, sobretudo com relação a políticas educacionais e pedagógicas, a fim de modernizar a gestão.

A seguir, houve uma homenagem à escritora Nita Freire, viúva de Paulo Freire. Ela estava de passagem por João Pessoa, a caminho da unidade de Mamanguape, campus IV da UFPB, para proferir palestra na V Jornada de Estudos Freireanos. A UFPB entregou a ela, simbolicamente, a Comenda José Américo de Almeida, que deverá ser aprovada por seu Conselho Universitário.

Os participantes do encontro receberam, depois, informações sobre o Plano de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável para os Arranjos Produtivos Locais (Plades) e sobre o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), em parceria com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), visando a criação da Rede Plades – NE.

A programação do dia foi encerrada pela UFPE, abordando ações de prevenção ao suicídio e à violência contra a mulher no âmbito das políticas de assistência estudantil. A apresentação foi aberta pela vice-reitora Florisbela Siqueira Campos e feita pela pró-reitora Ana Maria Cabral, ambas da instituição pernambucana.

O evento dos reitores nordestinos encerra-se no sábado, 11 de novembro, com a construção da Carta de João Pessoa, que alinhará as decisões e compromissos encaminhados pelo grupo no encontro.

 Ag. de Notícias da Ufpb

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo