UFPB oferta vagas para ingresso de graduados; saiba como se inscrever
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), publicou o Edital do Processo Seletivo para Ingresso de Graduados (PSIG) para o período 2024.1, ofertando 151 vagas na modalidade presencial. As inscrições estarão abertas do dia 26 de março até o dia 02 de abril, podendo ser realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA).
Para participar, o candidato deve possuir o Diploma de Graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e apresentar o Histórico Acadêmico com Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou superior a 7,0. Além disso, para os discentes interessados em obter um novo grau ( bacharelado ou licenciatura), é necessário estar se formando no período letivo 2023.2. Qualquer diploma emitido por instituição estrangeira só será válido se revalidado e registrado no Brasil, conforme as normas vigentes.
Para a maioria dos cursos ofertados, não será exigida prova de seleção. Entretanto, para aqueles interessados nos cursos de Música (Bacharelado e Licenciatura), será preciso realizar uma prova de conhecimentos específicos. O resultado desta prova vai compor a nota final dos candidatos, sendo utilizada para sua classificação no processo seletivo.
Taxa de inscrição
Para se candidatar, o interessado deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85,32, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), até o dia 03 de abril, em qualquer agência do Banco do Brasil.
Para solicitação de isenção, os candidatos inscritos no CadÚnico devem anexar comprovante de inscrição e declaração presente no Anexo VII, incluindo o Número de Identificação Social (NIS). Os doadores de medula óssea registrados no REDOME devem apresentar carteira e declaração de doador. E aqueles que cursaram o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada devem apresentar declaração do Anexo VI, além de documentos que comprovem a conclusão do ensino médio e histórico escolar completo. Ao selecionar a opção correspondente no sistema, é necessário preencher o formulário e anexar os documentos exigidos, entre os dias 26 e 27 de março. Todos os candidatos, independentemente da isenção, devem preencher o formulário de inscrição e, se aplicável, imprimir a GRU para pagamento. O resultado das solicitações de isenção será divulgado até 1º de abril no site www.prg.ufp.br. Em nenhuma hipótese haverá ressarcimento da taxa de inscrição.
Todas as etapas e atualizações do processo seletivo, incluindo a divulgação dos resultados, serão publicadas no site da PRG, conforme cronograma disponibilizado no edital, no qual é possível encontrar também mais dados a respeito das fases de seleção, dos documentos que deverão ser submetidos, além dos critérios para aprovação e outras informações.
- Redação