GERAL

UFPB estabelece cooperação com Suécia na área de música

Universidade de ÖrebroUma equipe da Universidade de Örebro, da Suécia, visitou a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) esta semana com o objetivo de intensificar o diálogo com a área de música da instituição.

A missão faz parte de um planejamento estipulado pelo Programa Lennaeus-Palme, do Conselho de Educação Superior da Suécia, para a implementação de um acordo de Cooperação Acadêmica, cujo financiamento se dará pela agência governamental sueca.

Lena Johnson e Peter Fogel, docentes da Escola de Música da Universidade de Örebro, foram recepcionados pelos professores da área na UFPB e pela reitora Margareth Diniz, que assinou documento de anuência do acordo de cooperação institucional, que prevê uma parceria artístico-acadêmica cujo financiamento pode durar até oito anos.

 

Está previsto o intercâmbio docente com duração de três a dez semanas, na qualidade de professor visitante, além de intercâmbio discente com duração de um semestre letivo, podendo ser prorrogado por um segundo semestre.

 

Os professores suecos tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura de funcionamento da UFPB, a partir do tripé ensino-pesquisa-extensão, tendo se reunido com os pró-reitores respectivamente responsáveis. Também fizeram reunião com a Agência de Internacionalização da UFPB.

 

Durante a reunião com a reitora Margareth Diniz, a pianista Lena Johnson fez questão de destacar a capacidade da UFPB para a captação de recursos para a implementação de sistema de bolsas de pesquisa e de extensão. A docente sueca pontuou ainda a proximidade das ações sociais e culturais junto à comunidade, e o consequente impacto no desenvolvimento da qualidade do ensino e na promoção de inclusão e igualdade social.

 

Ela observou ainda o sucesso do Festival Internacional de Música de Câmara, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB, que deu origem a todo este processo de diálogo e troca de experiências com artistas e professores suecos. “A música desta universidade tem uma grande capacidade de integração com outras áreas, como as artes plásticas e a literatura”, comentou.

 

A agenda de  reuniões dos professores da Universidade de Örebro teve início com uma visita ao Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB (foto), coordenado pelo professor Valério Fiel da Costa, acompanhado da comissão formada por José Henrique Martins, Felipe Avellar e Sandra Aquino, docentes que estão conduzindo as ações desta parceria.

 

Os professores Lena Johnson e Peter Fogel também se reuniram com docentes de diversas subáreas da música, lideranças de grupos de pesquisa, além do conselho editorial da Revista Claves, da Pós-graduação em Música da UFPB.

WSCOM

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo