NORDESTE

UFPB está entre as melhores universidades no Norte-Nordeste, diz ranking internacional

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) manteve-se entre as universidades do Norte-Nordeste mais bem avaliadas no CWTS Leiden Ranking, cuja edição de 2024 foi publicada no início de julho deste ano.

O destaque para avaliação da UFPB nesta edição do ranking é nas categorias do ranking que abrangem indicadores relacionados a impacto científico, colaboração e acesso aberto, nos quais a Universidade conquistou, em cada um deles, o 5º lugar entre as melhores instituições de ensino superior do Norte-Nordeste. Já na categoria que diz respeito a indicadores relacionados à diversidade de gênero, a UFPB é a 6ª melhor universidade das duas regiões.

Em âmbito nacional, a UFPB ocupa o 20º lugar em impacto científico, colaboração e acesso aberto, subindo uma posição nessas categorias, em relação à edição do ano passado. Se considerada a categoria diversidade de gênero, a UFPB ocupa o 24º lugar. A lista nacional,  em todas as suas subdivisões, é liderada pela Universidade de São Paulo (USP).

No indicador de Impacto Científico, a UFPB ocupa a 26ª posição na América do Sul e 844ª no mundo. Em termos de Colaboração, a Universidade também está na 26ª posição na América do Sul e 828ª no mundo. Já em se tratando de Acesso Livre, a Instituição mantém as mesmas posições do indicador anterior. Por fim, no indicador de Diversidade de Gênero, a UFPB se encontra em 29º lugar na América do Sul e 701º no mundo.

No ranking estão listadas 9 universidades do Norte-Nordeste, 38 brasileiras, 52 sul-americanas e cerca de 1.500 de todo o mundo.

De acordo com o Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, a instituição está de parabéns e os números demonstram que ela tem avançado a cada dia, configurando-se como protagonista absoluta na Paraíba.

“É um orgulho enorme para a UFPB figurar entre as 10% das instituições de maior reconhecimento no cenário mundial. Podemos melhorar e temos muito a melhorar, mas já são sinais positivos da UFPB que tem assegurado esses avanços em razão de ações que têm sido feitas não só na Pró-reitoria de Pós-graduação, com nossos programas de pós-graduação, em que já atingimos quatro com o conceito 6 e se aproximam de 20 com conceito 5; e a Pró-reitoria de Pesquisa, com diversos editais de apoio, não somente a publicações internacionais, mas também apoio aos pesquisadores, inclusive com equipamentos, isso é fundamental para que a UFPB siga crescendo”, disse o Reitor.

O ranking é produzido pelo Centre for Science and Technology Studies (CWTS) da Universidade de Leiden, na Holanda. A classificação na lista é calculada a partir de três fatores: número de publicações científicas atreladas às universidades no período de 2019 a 2022; quantidade dessas publicações que pertencem ao top 10% de suas áreas do conhecimento; e a proporção entre o primeiro e o segundo fator.

O CWTS Leiden Ranking utiliza artigos de periódicos científicos, atualmente extraídos do banco de dados Web of Science, como principal fonte para elaboração da classificação. A instituição leva em conta apenas um subconjunto de publicações, às quais se refere como publicações principais. Para ser assim classificada, uma publicação deve integrar alguns índices, como o Science Citation Index Expanded, o Social Sciences Citation Index ou o Arts & Humanities Citation Index, e satisfazer critérios como escrita em inglês, autoria explícita, publicação em periódico de referência, dentre

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo