TECNOLOGIA

Twitter introduz recurso para alertar conteúdo impróprio em tuítes de políticos

Twitter anunciou nesta quinta-feira (27) o lançamento de um aviso que indica quando um determinado tuíte viola regras da rede social.

A função vale para posts de usuários que sejam governantes, representantes de governos, ocupantes ou candidatos a cargos públicos. Além disso, é preciso que tenham mais de 100 mil seguidores e a conta verificada.

Segundo o Twitter, atualmente, os posts são exibidos na íntegra, sem alerta, mesmo que desrespeitem as regras da empresa, por tratar-se de interesse público.

A partir de agora, haverá um alerta, na forma de uma tarja que cobre a postagem, antes de o conteúdo ser exibido, com um texto adicional explicando o caso. “Nós colocaremos um aviso — uma tela em que você tem que clicar antes de ver o tuíte — para fornecer clareza e contexto adicional”, a empresa disse em um post em seu blog oficial.

O Twitter ainda explicou os critérios para classificar desta forma as mensagens. Uma equipe das áreas de confiança e segurança, jurídica, políticas públicas e regionais irá definir se os tuítes são de interesse público, com base em algumas premissas:

  • Imediatismo e gravidade do dano potencial da violação da regra, com ênfase em garantir a segurança física;
  • Se a preservação de um tuíte permitirá que outras pessoas considerem o autor da postagem como responsável por suas declarações;
  • Se existem outras fontes sobre esta declaração disponíveis para o público se manter informado;
  • Se a remoção inadvertidamente esconder o contexto ou impedir que as pessoas entendam uma questão de interesse público;
  • Se o tuíte fornece um contexto ou perspectiva única, não disponível em outro lugar que seja necessário para uma discussão mais ampla.

G1

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo