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Turistas que visitaram a Paraíba tiveram suas expectativas correspondidas ou superadas

Turistas que visitaram a ParaíbaNo 14º ano de realização da Pesquisa Anual do Desempenho do Turismo na Região Metropolitana de João Pessoa, realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (Ifep), o estudo apontou que 71,49% dos visitantes corresponderam suas expectativas e 26,46% tiveram suas expectativas acima do esperado, resultado 2,66p.p superior ao de 2018. Este foi apenas um dos números positivos apontados por quem visitou o estado entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019 e aprovou a receptividade de seu povo, as belezas naturais e os pontos turísticos da região.

Outro dado que merece destaque é a possibilidade de retorno de 97,51% dos turistas, resultado superior em 0,95p.p. ao registrado no ano passado. Além disso, 97,66% dos visitantes estão dispostos a indicar a Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP) como roteiro turístico.

Por mais um ano, as praias da Paraíba foram o principal motivo da escolha pelo turismo de lazer no estado, apontado por 68,50% dos entrevistados. E eles disseram a razão da escolha: praias de beleza singulares com águas mornas e cristalinas, além das praias de forma ainda bastante nativa. Dentre as praias mais visitadas estão Tambaú (72,29%) e Cabo Branco (70,18%), por serem praias urbanas, de fácil acesso e onde há a maior concentração de locais de hospedagem. Em seguida vêm Coqueirinho (42,95%), Manaíra (39,38%), Bessa (38,41%), Tambaba (33,23%), Cabedelo (27,55%) e Seixas (21,72%). Além das praias, os turistas escolheram o estado pelos atrativos naturais (34,86%), indicação de amigos e/ou parentes (25,69%), propaganda na internet (20,49%), preço da viagem mais adequado (18,65%), pela proximidade (11,31%) e o verde da cidade (8,87%). Neste quesito o entrevistado poderia citar mais de um motivo, o que torna o somatório das respostas superior a cem por cento.

A pesquisa também mostra quais os pontos turísticos que mais atraíram os turistas: Parque Solon de Lucena (Lagoa) (48,02%), o Pôr do Sol de Jacaré (47,60%), o Mercado de Artesanato Paraibano (45,72%), o Farol do Cabo Branco (39,46%) e o Centro Histórico (36,53%). Nesse último, as maiores visitas ocorreram: no Centro Cultural São Francisco (68,57%), no Hotel Globo (61,14%), no Mosteiro de São Bento e na Vila Sanhauá, ambos com 38,29%. Merece destaque também a frequência dos visitantes em outros pontos turísticos: Piscinas Naturais do Seixas (30,69%), Hotel Tambaú (28,39%), Areia Vermelha (25,89%), Picãozinho (24,84%), Estação Cabo Branco – Ciências, Cultura e Artes (20,25%) e Ponta do Seixas (20,04%).

Além dos locais visitados na região metropolitana, 9,36% dos turistas aproveitaram a viagem para conhecer outras cidades paraibanas. O destaque foi para Campina Grande (31,25%), seguida por Patos (10,94%), Areia e Guarabira, com 6,25% cada. Em Campina, os pontos turísticos mais visitados foram o Açude Velho (28,57%) e o Parque do Povo (14,29%); e nas outras cidades foram apontados o Parque Religioso Cruz da Menina, em Patos, o Lajedo de Pai Mateus, em Cabaceiras e a Pedra da Boca, em Araruna, com 9,52% das visitas, cada. É importante frisar que nestes quesitos a soma dos resultados ultrapassa os 100%.

A maioria dos turistas (47,81%) estava realizando turismo de lazer, em seguida aparecem os que vieram visitar familiares/ amigos (29,97%). Os turistas que vieram passar o réveillon na RMJP aparecem 8,63%, seguidos pelos que vieram a negócios ou trabalho (7,02%) e Fest Verão (2,05%). A maior parte dos turistas (46,93%) veio à RMJP acompanhada pela família, este destaque para o planejamento de viagem familiar é observado desde 2008. Depois, aparecem 32,31% dos visitantes que vieram sozinhos, 18,86% em grupos e 1,90% estava em excursão. A pesquisa mostrou ainda que 67,54% dos respondentes já haviam estado na RMJP pelo menos uma vez. E 32,46% visitaram a Paraíba pela primeira vez, destes, 80,18% vieram para o turismo de lazer.

Neste ano, o Nordeste foi o principal emissor de turistas para a Região Metropolitana de João Pessoa, responsável por 42,25% dos visitantes, sendo a maior parcela vinda de outras cidades da Paraíba. Em seguida, aparecem os visitantes dos Estados de Pernambuco (15,92%), Rio Grande do Norte (13,84%) e Bahia (7,61%). Os visitantes do Sudeste aparecem em segundo lugar (36,26%), sendo a maior parte (58,87%) de São Paulo. Uma observação importante é que, desde o início da pesquisa, São Paulo envia o maior número de turista dessa região. Já os turistas estrangeiros representam 2,92% do total, resultado 1,57p.p. maior que 2018. Os estrangeiros são oriundos de países como Argentina, Portugal, Chile, Estados Unidos, Alemanha, Japão, Suécia, Suíça, Angola, Bolívia, Colômbia, Guatemala e Paraguai.

Em relação aos meios de hospedagem, a maioria (51,02%) optou pela casa de parentes/ amigos. E uma parcela de 46,78% utilizou os meios de hospedagem convencionais, entre estes, 29,09% se hospedaram em hotéis, 9,21% em pousadas, 4,68% em flats/hotel residência e 3,80% em hostel. Cabe destacar que o número de pessoas que procuram a rede hoteleira apresenta crescimento consecutivo nos últimos três anos: 34,39% em 2017, 39,22% em 2018 e 46,78% em 2019.

O tempo médio de permanência do turista na região metropolitana é de nove dias. O gasto médio constitui outro dado importante, e a pesquisa destacou que, por dia, o turista gasta, em média, R$123,71, o que representa uma expansão de 17,30% na comparação com o ano passado.

Serviços turísticos

Os serviços turísticos compreendem um amplo conjunto de atividades nos mais diversos segmentos. O objetivo principal desse tipo de serviço é facilitar o acesso e uso dos equipamentos de infraestrutura turística. Para os visitantes, a receptividade dos paraibanos foi o destaque, considerada ótima ou boa por 97,06% dos entrevistados e, embora não seja exatamente um serviço, esse elemento está diretamente ligado ao nível de satisfação do turista. Dentre os serviços turísticos utilizados, a gastronomia paraibana foi o que obteve o maior nível de aprovação, 96,79% a classificaram como “ótima ou boa”. Em seguida, aparece diversão noturna (95,76%) e comércio (95,53%). É importante destacar que todos os serviços turísticos melhoraram seus índices de classificação “ótimo” ou “bom” em relação ao mesmo período do ano passado.

Infraestrutura, comunicação, transporte, saúde e acessibilidade

Uma boa infraestrutura urbana e a oferta de serviços públicos eficientes são importantes itens para o desenvolvimento da atividade turística. Sobre esses pontos, os turistas avaliaram com indicação de “ótima ou boa” acima de 70,00%, com exceção de transporte público (62,42%). Os serviços prestados pelos motoristas de aplicativos de transporte privativo foi o que recebeu a maior avaliação de “ótimo ou bom” (96,92%), em seguida vem serviços médicos/hospitalares (95,00%), sinalização urbana em João Pessoa (93,26%), serviços prestados pelos taxistas de João Pessoa (92,31%). Os turistas também apontaram como “ótimo ou bom” os serviços públicos de Segurança e de Limpeza na cidade de João Pessoa, com 86,32% e 84,50%, respectivamente.

O estudo ainda procurou conhecer se a RMJP estava preparada para receber os turistas com dificuldade de locomoção ou com alguma deficiência de ordem física ou motora, idosos, entre outros. Do total de respondentes, 2,63% ou eram pessoas com deficiência ou tinham alguém no seu grupo que necessitava de cuidados especiais. Destes, 38,89% citaram problema de locomoção. Questionados sobre as dificuldades encontradas, 55,56% citaram como a maior dificuldade encontrada a falta de locomoção próxima ao Parque Solon de Lucena, provocada pela concentração de ambulantes, e 44,44% sentiram falta de rampa da rodoviária para o terminal de integração.

Pontos positivos e negativos apontados pelos turistas

As praias, por mais um ano, foram o ponto positivo mais comentado pelos visitantes, com 50,78% das citações. Em seguida aparece a gastronomia (17,19%), a receptividade do paraibano (16,56%), a tranquilidade da cidade de João Pessoa (11,56%) e o clima (11,25%).

Em contrapartida, os turistas destacaram os principais pontos negativos durante sua estadia. Entre estes, os principais foram o desconforto na sala de embarque no Aeroporto Castro Pinto (12,15%) e a desorganização do comércio de ambulantes próxima à Lagoa (10,80%).

Perfil do turista

Segundo os dados da Fecomércio, 50,29% dos turistas que visitaram a Paraíba neste verão são do sexo masculino. Do total, a maior parte (45,61%) está casada ou em regime de união estável. Em relação à faixa etária, a maioria tem entre 26 e 35 anos (27,63%). Em relação à renda, os que ganham até dois salários mínimos representam a maioria, com 21,93% dos entrevistados. Em relação à escolaridade, a maioria dos entrevistados possui ensino superior completo, representando 40,06% do total. Já em relação à ocupação, 35,23% são de empresas privadas.

Metodologia

A Pesquisa Anual do Desempenho do Turismo foi realizada no período de 27 de dezembro a 15 de janeiro, sendo levantada uma amostra de 684 turistas, consultados de forma aleatória, em diversos pontos, a exemplo do aeroporto, terminal rodoviário e diversos pontos turísticos na RMJP, com destaque para João Pessoa.

Com esta pesquisa, a Fecomércio contribui com informações que servem de subsídios para que gestores, empresários e pessoas ligadas diretamente na atividade turística da Região Metropolitana de João Pessoa possam definir políticas que fortaleçam o mercado turístico do Estado.

Assessoria

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